domingo, 21 de fevereiro de 2016

8 - A Coroa da Criação  (6º Dia da Criação)


"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra." Génesis 1:26.

Já alguma vez se perguntou por que razão criou Deus o ser humano? Que propósito tinha na Sua mente ao criar estes seres à Sua imagem e semelhança? De acordo com a Bíblia, o homem foi criado para dar glória a Deus, não porque o Senhor o quisesse para formar um coro cósmico de louvor perpétuo. Na realidade, o ser humano contribui para a glória de Deus por ter sido planeado da maneira mais honrosa para usufruir de uma comunhão amorosa com o Pai celestial.
Após os primeiros cinco dias da semana da Criação, chegou a vez dos animais terrestres e do ser humano. O relato sagrado diz que cada um dos animais foi criado "segundo a sua espécie". Com efeito, o ensino que podemos extrair da expressão "segundo a sua espécie" é o princípio da diversidade e da multiplicidade dos seres vivos criados por Deus, à exceção do ser humano, como veremos mais adiante. Este princípio, reiterado no relato, é totalmente contrário ao postulado transformista da escala sucessória dos seres mais simples para os seres mais complexos, que constitui o fundamento da teoria da evolução, de forma que torna completamente incompatíveis a evolução e a Criação. Deus criou a vida já diversificada, não sujeita à macroevolução da transformação de uma espécie noutra.
Foi possível depois, e ainda ocorre, a microevolução, ou seja, as mutações menores, as mudanças e as adaptações dentro da própria espécie.
"Depois de a Terra, com a sua abundante vida animal e vegetal, ter vindo à existência, o homem, o clímax da obra do Criador, e aquele para quem a bela Terra tinha sido preparada, foi trazido à cena. Foi-lhe dado domínio sobre tudo o que os seus olhos podiam contemplar. (...) Aqui está claramente estabelecida a origem da raça humana. (...) Não há lugar para a hipótese de que o homem evoluiu, através de longos períodos de desenvolvimento, das formas inferiores da vida animal ou vegetal. Tal ensino rebaixa a grande obra do Criador, colocando-a ao nível das limitadas e terrenas conceções do homem." - Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, pp. 21 e 22, ed. P. SerVir. Adão foi criado a fim de se relacionar com Deus como uma Pessoa, para viver numa comunhão amorosa com Deus e seguir o Senhor como seu modelo de caráter, fonte de inspiração e de sabedoria.

O estimado leitor tem esta mesma oportunidade neste momento. Aproveite-a!

Carlos Puyol Buil in Meditações Matinais Mas há um Deus no Céu, P. SerVir, 21.02.2016. Conheça o autor em M. p. S., 26.12.2015.




(Veja mais no meu outro blog - 1R)