sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

6 - A Terra Entra nos Céus do Sistema Solar  (4º Dia da Criação)


E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para alumiar a terra. E assim foi." Génesis 1:14, 15.

Quantas vezes já observou um radioso entardecer ou uma luz resplandecente no firmamento? No meu caso, cada vez que o faço, evoco aquele momento em que Deus dava forma a este mundo.
O 4º dia dá início à segunda metade da semana da Criação. Há uma correspondência curiosa, não simplesmente literária, entre as duas metades dos seis dias da Criação:

No 1º dia, Deus criou a luz; no 4º dia, Deus criou os corpos celestes que iluminam a Terra.
No 2º dia, Deus criou a água e o ar; no 5º dia, os peixes e as aves.
No 3º dia, Deus fez aparecer o solo, a zona seca; no 6º dia, os animais terrestres e, entre eles, o Homem como o remate e a conclusão, não apenas desta segunda parte da obra criadora, mas também de toda a Criação. Que plano magnífico! Não lhe parece! Sim, a Criação é uma grande obra de desígnio, não o resultado de um acaso cego.

É o momento em que aparecem o Sol, a Lua e as estrelas. Poderia dar-se aqui à ordem divina um sentido mais débil: "Que apareçam os astros como luminares no firmamento dos céus", tomando-se como pressuposto que já existiam desde esse começo desconhecido quando Deus criou "os céus e a terra", mas que foi somente a partir do 4º dia que Deus ordenou que pudessem determinar os ciclos astronómicos do nosso sistema solar e iluminar a Terra ao ser dissipada a massa aquosa que a envolvia. Quer o Criador ensinar-nos que o desenvolvimento dos céus na sua relação com a Terra foi gradual como o do nosso Planeta? Talvez.
Em todo o caso, o relato não pretende espetacular acerca da relação dos astros que nos iluminam com o resto do Universo. A sua intenção é centrar todo o processo criativo na Terra, onde o homem viverá. E se se usa a expressão "fez os grandes luminares" é para mostrar que os astros, adorados como deuses pelos povos vizinhos, eram simplesmente criaturas de Deus ao serviço do homem.

Lembre-se de que, se Deus teve a capacidade para criar o Sol, a Lua e as estrelas, também tem poder para resolver qualquer tipo de problema que hoje lhe surja. Confie n'Ele!

Carlos Puyol Buil in Meditações Matinais Mas há um Deus no Céu, P. SerVir, 19.02.2016. Conheça o autor em M. p. S., 26.12.2015.




(Veja mais no meu outro blog - 1R)