quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

4 - A Criação da Atmosfera  (2º Dia da Criação)


"E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas. E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão. E assim foi. E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã o dia segundo." Génesis 1:6-8.

A expansão aqui referida por Moisés designa a envoltura atmosférica do nosso Planeta. Se as águas de baixo são aquelas de que estão formados os mares, as águas de cima não podem ser mais do que as contidas nas nuvens. As nuvens não estão por cima da atmosfera, mas flutuam em geral por cima da camada da atmosfera onde se encontra o ar que respiramos. Podemos imaginar a obra desse dia do seguinte modo: a Terra estava rodeada de uma atmosfera espessa, pesada, sobrecarregada. Chegou o momento em que as substâncias gasosas de que estava saturada se depositaram em estado líquido ou sólido, de forma que o Planeta ficou rodeado dessa envoltura transparente e leve a que chamamos atmosfera, isto é a expansão. Por cima da camada mais próxima da Terra elevaram-se vapores, mais leves do que o ar, os quais se condensaram ao atingirem as regiões mais frias, formando a cobertura de nuvens que rodeiam o globo; estas são as águas de cima.
O oxigénio que respiramos em baixo, as nuvens e o vapor de água no meio, e a camada de ozono da atmosfera, em cima, para nos proteger das radiações solares. Assim foi determinado por Deus para tornar possível o equilíbrio e a regularidade do clima na Terra. Hoje, quando a atividade irresponsável da Humanidade está a debilitar ou a destruir essa camada de ozono, ocorrem mudanças climáticas que podem trazer-nos enormes catástrofes naturais, a desertificação de zonas importantes do Planeta, o degelo de uma parte dos polos, com o correspondente aumento do nível das águas marinhas e a inundação de muitas zonas costeiras. Deus fez bem as coisas no 2º dia, mas o homem está a estragá-las, alterando o equilíbrio original.

Mas há um Deus no Céu... quando os seres humanos parecem ter acabado com a Sua maravilhosa Criação, quando a contaminação cobre o céu e o mar. É a Sua misericórdia que nos permite viver e desfrutar dos espaços de felicidade que nos concede cada dia, apesar de tanta distorsão que a sobre-exploração trouxe ao Planeta.

Peça a Deus hoje que o ajude a contemplar o Seu amor através da Sua Criação.

Carlos Puyol Buil in Meditações Matinais Mas há um Deus no Céu, P. SerVir, 17.02.2016. Conheça o autor em M. p. S., 26.12.2015.




(Veja mais no meu outro blog - 1R)