sábado, 27 de fevereiro de 2016

14 - Cristo Criador


"Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele; e ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele." Colossences 1:16 e 17.

Este texto afirma não apenas que Cristo foi um com o Pai na obra da Criação, mas que é Ele também Quem assegura a sua subsistência. Sim, como vimos, a providência divina em favor do homem manifestou-se com todo o seu poder e intervenção durante a semana da Criação, e a mesma providência e o mesmo poder sustêm aquela obra para que não se destrua. Como vimos até agora, o objeto e a finalidade da Criação foi o ser humano, o qual devia ser beneficiário do equilíbrio cósmico que fez do planeta Terra a morada de um ser à imagem e semelhança divinas.
Depois do pecado, essa intervenção providente da Divindade tornou-se ainda mais necessária para que a redenção do homem caído chegasse ao seu término antes que as forças da Natureza, como consequência da atividade rebelde e inconsequente da Humanidade, pudessem ser alteradas e converter em caos a obra perfeita do Criador. Cristo foi e continua a ser a nossa divina Providência. Ellen White diz a esse respeito que, no princípio, Deus Se revelava em todas as obras da Criação. "Foi Cristo que estendeu os céus e lançou os fundamentos da Terra. Foi a Sua mão que suspendeu os mundos no Espaço e deu forma às flores do campo. 'Ele converteu o mar em terra seca'. 'Seu é o mar e ele o fez.' Salmo 66:6; 95:5. Foi Ele Quem encheu a Terra de beleza e o ar de cânticos. E sobre todas as coisas na terra, no ar e no firmamento, escreveu a mensagem do amor do Pai." - Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, pp. 11 e 12, ed. P. SerVir.
N'Ele subsiste o poder que mantém com precisão matemática os imensos astros do Universo nas suas órbitas assinaladas, o poder que sustém as partículas do átomo nas suas órbitas pré-determinadas. N'Ele subsistem também a graça e a misericórdia que mantêm a nova criatura no horizonte da Salvação.
Mas há um Deus nos Céus... quando esquecemos que Jesus Cristo é Deus poderoso, Criador do mundo e Mantenedor do Universo. Os Seus maravilhosos olhos pousam hoje sobre a nossa vida para nos dar grandes bênçãos.


Deixe que o Seu poder transformador repare as feridas que tem na consciência e lhe ofereça uma paz absoluta.

Carlos Puyol Buil in Meditações Matinais Mas há um Deus no Céu, P. SerVir, 27.02.2016. Conheça o autor a 26.12.15 em M. p. S.




(Veja mais no meu outro blog - 1R)