quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

12 - Tudo Foi Criado Para o Homem


"Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca." Salmo 33:6.

"E disse Deus." Esta é a frase que constitui a espinha dorsal de todo o relato da Criação. É o refrão, repetido dez vezes neste magnífico poema. Dizer é, ao mesmo tempo, pensar e querer. No falar de Deus encontra-se o poder legislativo da Sua inteligência e o poder executivo da Sua vontade. Esta palavra por si só, revela um princípio luminoso, um desígnio inteligente e bom, na base de tudo o que existe. Por detrás desse véu do Universo visível que nos deslumbra, por detrás da regularidade das estações e das leis fixas que as regem, e que poderiam levar-nos a não ver em tudo isto mais nada a não ser o desenvolvimento da necessidade, esta frase, "e disse Deus", revela-nos um braço poderoso, um olhar que discerne, um coração cheio de benevolência que nos procura, um Ser providente que nos ama.
O raio de luz que, ao chegar à nossa retina desenha diante de nós com nitidez uma esplêndida paisagem, realiza a sua função porque Deus lhe disse para brilhar. O ar que os nossos pulmões aspiram cumpre o Seu propósito porque Ele lhe disse para nos dar respiração e vida. As flores e os frutos que colhemos durante a maior parte do ano, que nos deslumbram com as suas fragrâncias, que nos deleitam com o seu sabor, foram semeados por Ele para nós no belo jardim da Terra. O Sol, que determina a extensão dos anos, dos dias e das horas; a Lua, que divide os anos em meses e os meses em semanas, fazem-no porque Deus dirige os seus movimentos na abóbada celeste.
A infinidade de animais que enchem de vida as águas, o ar e a terra; e os animais domésticos, com os quais partilhamos a nossa habitação, existem porque Ele nos rodeou deles, tanto para estimular a nossa atividade, procurando vencer a sua resistência, como para aproveitar a sua dócil cooperação. E, finalmente, se nós mesmos estamos aqui como a obra-prima da Criação, se podemos chamar Pai Àquele que conta os cento e quarenta mil cabelos da nossa cabeça e o incontável número de astros que circulam no firmamento, é porque Ele planeou fazer-nos à Sua imagem e colocar em nós um resplendor do Seu próprio Espírito.

Também o(a) leitor(a) faz parte do projeto divino da Criação. Não se afaste da Sua presença. Ele tem um plano para si neste dia. Escute a Sua voz.

Carlos Puyol Buil in Meditações Matinais Mas há um Deus no Céu, P. SerVir, 25.02.2016. Conheça o autor a 26.12.15 em M. p. S.




(Veja mais no meu outro blog - 1R)