sábado, 26 de dezembro de 2015

UM  SALVADOR  PERFEITO

         A Pedagogia moderna valoriza hoje, de forma inequívoca, a parte prática de todo e qualquer aprendizado. Por mais importante - e até indispensável - que a teoria seja, ela só é válida quando completada com a prática. Esta torna-se, assim, a dimensão perfeita do saber. Por essa razão, muitos cursos são, actualmente, seguidos de um estágio. Pretende-se que o estudante ponha em prática os conhecimentos teóricos adquiridos, pois só essa experiência total o torna apto para a profissão que escolheu.

         Sabemos que o plano da redenção foi estabelecido antes da fundação do mundo. Todavia, só o nascimento e morte de Jesus lhe conferiram uma dimensão completa. O plano e a sua execução encontram-se em Jesus, pois "vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu Filho, ... para remir os que estavam sob a lei, a fim de recebermos a adopção de filhos" (Gálatas 4:4, 5). Ao tomar a natureza humana, Jesus adquiriu uma experiência pessoal que Lhe permitiu estabelecer uma relação especial connosco: tornou-Se nosso Irmão. "O Verbo Se fez carne, e habitou entre nós", exclama o apóstolo (João 1:14). Solidão, fadiga, privações, tentação e rejeição foram o Seu quinhão nesta Terra. "Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu" (Hebreus 5:8). Uniu-Se à família humana não apenas para ser Substituto Divino-humano, mas para que pudesse ser um Salvador Perfeito!

         Um provérbio árabe diz que "nenhum homem pode julgar outro sem primeiro andar uma lua (um mês) com os seus mocassins (sapatos)". Isto quer dizer que ninguém pode compreender as circunstâncias, as motivações, tentações e limitações de um ser humano sem as conhecer por experiência própria, e que, por isso, não devemos emitir juízos de valor sobre os actos dos outros.
         Embora Jesus, como Deus, conheça todas as coisas, a Sua encarnação permitiu-Lhe ser perfeitamente qualificado para nos compreender e socorrer em todos os nossos problemas e necessidades: "Pelo que convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus para expiar os pecados do povo. Porque naquilo que Ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados" (Hebreus 2:17, 18).

         "Tomando sobre Si a natureza humana, Cristo Se achou habilitado a compreender as provas e tristezas do homem, e todas as tentações que o rodeiam. Anjos, que não conheciam o pecado, não podiam simpatizar com o homem em suas provações peculiares. Cristo condescendeu em tomar a natureza do homem, e como nós em tudo foi tentado, a fim de que soubesse como socorrer a todos os tentados." - Mensagens Escolhidas, vol. I, p. 252. "O exaltado Filho de Deus, assumindo a humanidade, vem para perto do homem, pondo-Se como substituto do pecador. Identifica-Se com os sofrimentos e aflições dos homens. Foi tentado em todos os pontos, como o é o homem, para que pudesse saber como socorrer aos tentados." - Ibid. p. 279.

         Há uma ligação especial entre aqueles que partilham as mesmas experiências. E quando alguém já superou a prova, está em melhor posição para ajudar os outros. "Não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, porém Um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemo-nos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno" (Hebreus 4:15, 16).

Graças  a  Deus  Por  Este  Salvador  Perfeito!

         Tal é a mensagem do Natal, as "novas de grande alegria ... pois, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor"! (Lucas 2:10, 11). E até nós chega o eco do coro angelical: "Glória a Deus nas alturas, paz na Terra, boa vontade para com os homens"! (v. 14).


Mª Rosa Baptista, Revista Adventista, Dezembro de 1986

     (clique na imagem para poder ler)


                           E  COMO  AGRADECER  A  DEUS?


Como Agradecer a Jesus o Que Fez Por Mim? Sem Eu Merecer Vem Provar o Seu Amor Sem Fim.
As Vozes de Um Milhão de Anjos Não Poderiam Expressar a Gratidão Que Vibra em Meu Ser, Pois Tudo Devo a Ti.

CORO: A Deus seja a glória, a Deus seja a glória, a Deus seja a glória, pelo que fez por mim!
Com Seu sangue lavou-me, Seu poder transformou-me, a Deus seja a glória pelo que fez por mim!


Quero Entregar, Senhor, a Minha Vida em Tuas Mãos, e Quero Dar Meu Louvor Pela Tua Eterna Salvação.
Com Seu Sangue Lavou-me, Seu Poder Transformou-me, a Deus Seja a Glória Pelo Que Fez Por Mim!


CONHECER JESUS É TUDO / CONHECER JESUS É TUDO / CONHECER JESUS É TUDO

C-O-N-H-E-C-E-R    J-E-S-U-S    É    T-U-D-O


       A pergunta do jovem rico: "O que farei para ter a vida eterna?" é a pergunta que palpita no coração da humanidade. O homem foi criado para viver. O que ele mais quer é viver. Pode a vida ser a mais miserável das vidas, mas quando chega a hora da morte o homem agarra-se com desespero à vida. A morte é um intruso na experiência humana e por isso não é aceite. O maior desejo do homem é viver. Para ter vida ele é capaz de fazer qualquer coisa, pagar qualquer preço, realizar qualquer sacrifício. "O que farei para ter a vida eterna?" É o grito desesperado do coração humano. E a resposta de Cristo é simples: "E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." São João 17:3.
       Vês? O segredo da vida eterna não consiste apenas no conhecimento de um corpo de doutrinas ou na aceitação de uma determinada Igreja. O segredo é o conhecimento de uma pessoa: a pessoa maravilhosa de Jesus Cristo. O verdadeiro cristianismo é um relacionamento de duas pessoas: o ser humano e Cristo. O que mais importa na nossa experiência espiritual não é o QUE cremos mas em QUEM cremos.
       A razão para acreditar que o verdadeiro cristianismo é o relacionamento pessoal entre Cristo e o homem é que a justiça e o pecado só podem existir entre pessoas. Uma estrela, um gato, uma mesa ou uma pedra não podem pecar ou ser justos. Só as pessoas pecam. Por isso o pecado, mais do que a violação da lei, é a interrupção do relacionamento de amor entre Cristo e o ser humano. Esta é a verdadeira desgraça do pecado. Quando peco, estou a ferir o meu Jesus, ferindo-me a mim mesmo e trazendo separação entre ambos.
       A maldade do pecado do Éden está melhor revelada no facto de Adão se esconder de Deus, do que simplesmente no comer do fruto proibido. Isto é o pior do pecado! O ser humano que outrora corria e se atirava nos braços do Pai amante, depois de pecar, escondeu-se de medo e causou profundo sofrimento ao coração de Deus. O Pai estava triste porque alguém quebrou a Lei? Ou estava a sofrer por causa da separação?
       Isto leva-nos à conclusão de que a salvação, a vida eterna não é mais do que uma reconciliação ou um novo relacionamento pessoal com o Senhor da salvação. Somos salvos, quando cremos em Jesus, quando amamos a pessoa de Jesus, não apenas o Seu nome, nem as Suas doutrinas, nem apenas a Sua Igreja.
       Não podemos, porém, amar uma pessoa sem a conhecer, por isso o inimigo fará todo o possível para nos distanciar mais e mais de Deus, ou então para aproximar-nos com uma ideia errada do Pai. O inimigo não quer que conheçamos Jesus ou, na pior das hipóteses, quer que O conheçamos com a imagem de um Deus tirano, ditador, preocupado mais com as Suas normas do que com os Seus filhos. Essa imagem de Deus não inspira amor, inspira medo; não inspira desejo de servi-Lo, gera a obrigação de servi-Lo. A consequência é uma religião triste, um cristianismo formal. É o medo do castigo que nos leva a obedecer. O inimigo fica feliz com isso. Conseguiu o que queria. Se não conseguiu levar-nos para longe do Pai, ao menos trouxe-nos para perto d'Ele pelos motivos errados.*

       Conhecer Jesus é Tudo, sabes porquê? Porque ao conhecê-Lo como na realidade Ele é, ao conhecer o que Ele fez por nós na cruz do Calvário, ao saber quanto Ele nos amou e nos ama apesar das nossas atitudes ou da nossa rebeldia, não teremos outro caminho senão apaixonar-nos por Ele! Amá-Lo com todas as forças do nosso ser. E porque O amamos, desejaremos ser como Ele é, viver como Ele quer, ver sempre um sorriso de felicidade no Seu rosto. Consequentemente, deixaremos de fazer tudo aquilo que O deixa triste e faremos tudo aquilo que O deixa feliz.
       Conhecer Jesus é Tudo, porque a Salvação não provém do esforço humano, ela é um presente de Deus e esse presente é a Pessoa de Jesus Cristo. A salvação não vem de Jesus Cristo. A salvação é Jesus Cristo. Aceitar a salvação é aceitar a Jesus Cristo. Conhecer Jesus é ter a salvação e, portanto, ter a vida eterna.
       Quando São João fala de "Conhecer Jesus" não está a falar apenas de um conhecimento teórico. João vivia numa época em que predominava o pensamento helenístico. Os gregos endeusavam o conhecimento teórico. Para um grego dizer que conhecia uma flor, ele ia à biblioteca, estudava tudo o que as enciclopédias e livros diziam sobre a flor, e dizia: "Conheço a flor." O João não. Para ele dizer que conhecia a flor, além de ler o que os livros diziam, ele ia ao campo tocar na flor, sentir nas mãos a beleza da flor, cheirar a flor, acariciá-la, e então dizer: "Conheço a flor."
       Conhecer, para os gregos que viviam no tempo de Jesus, era acumular conhecimento teórico. Conhecer, para o discípulo amado, era uma experiência de vida. O conhecimento teórico pode ajudar enquanto as coisas andam bem. O conhecimento experimental é, por sua vez, a única solução para os momentos de crise.
       A maioria dos discípulos limitava-se a ouvir as palavras de Jesus. João ia mais além: ficava perto do Mestre e reclinava a cabeça no coração de Jesus. A diferença revelou-se na crise. Quando os judeus prenderam Jesus e O levaram ao Calvário, toda a gente O abandonou. O único que ficou perto foi aquele que não se contentou em ouvir Jesus, nem em conhecê-Lo, mas que procurou um conhecimento experimental. São João 19:26, 27.
       "E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a Quem enviaste." Simples como uma flor, como uma criança, como um sorriso, como todas as coisas de Deus. São os seres humanos que às vezes complicam as coisas, as tornam difíceis e lhes roubam a beleza natural.

       Este livrinho, pretendeu de maneira simples apresentar-te todo o processo da conversão e da vida cristã. Justificação, justiça imputada, justiça comunicada, santificação e glorificação.
       "Mas eu não achei essas palavras ao longo da leitura", poderás estar a perguntar. E tens razão. Não mencionei sequer uma vez essas palavras. Já as ouviste tantas vezes na tua vida e não ajudou muita coisa. Eu quis mostrar esses assuntos de maneira diferente.
       No 1º capítulo, por exemplo, mencionei a história do jovem rico. Um triste exemplo do homem que procura a justiça pelos seus próprios esforços. O resultado é uma vida vazia e sem sentido. A minha experiência própria, quando jovem, era muito semelhante à do jovem rico.
No capítulo 3, tentamos explicar da maneira mais simples o profundo tema do perdão, da expiação e da justificação. O que Cristo fez por nós na cruz não foi apenas libertação da culpa, mas uma substituição. Alguém pagou pelos nossos pecados. Ele foi tratado como nós merecíamos para que pudéssemos ser tratados como Ele merece. Ele ocupou o nosso lugar. Agora podemos ocupar o Seu. Ele oferece-nos os Seus méritos, as Suas obras, a Sua justiça, toma sobre Si os nossos pecados e paga o preço por eles na cruz. Ao vê-Lo pendurado na cruz sentimo-nos atraídos por Ele. Somos reconciliados por Ele, somos justificados e recebemos uma nova natureza. A isto chamamos justiça imputada.
       Mas, porque é que depois de justificados e reconciliados continuamos a ter vontade de errar? Então vem o assunto das duas naturezas. Temos que alimentar a natureza de Cristo através da oração, do estudo da Bíblia e do trabalho missionário, e temos que matar de fome a natureza má. Por outras palavras, temos que andar como Enoque, Noé, Abraão e David, num relacionamento de amor. Isto é santificação. A luta, porém, continuará até à volta de Cristo. Só então acontecerá mais um milagre: Deus arrancará a natureza pecaminosa para sempre e a deitará fora. A isto chama-se glorificação. A luta findará aqui.

       Mas enquanto Cristo não voltar, a caminhada continuará e nessa experiência o Senhor Jesus assiste-nos cada dia com a presença do seu Santo Espírito, dando-nos da Sua justiça permanente. Isto é justiça comunicada.
       Como vês, neste livrinho não nos temos preocupado tanto com terminologias como com o facto de nos compreenderes. Mais do que conceitos teóricos, tentamos mostrar assuntos práticos. Mais do que tratar do QUE, preocupamo-nos em mostrar o COMO. Nada disso, porém, tem valor sem o maravilhoso QUEM. Ele é a personagem central deste livro e Ele terá que ser a personagem central da nossa vida se quisermos viver uma experiência cristã bem-sucedida e feliz.

       Nunca poderei esquecer a emoção que me produziu a leitura de um incidente ocorrido nos Estados Unidos:
       Trinta e seis crianças estavam presas numa sala de aula no 1º andar de uma Escola em chamas, no coração de Chicago. Todas as que puderam sair, saíram. As escadas estavam cheias de chamas e fumo. As saídas de emergência bloqueadas. Não havia outra saída. Então trinta e seis rostinhos de crianças assustadas estavam colados aos vidros das janelas. Os bombeiros ainda não tinham chegado. Não havia polícia ali perto. Salvá-las parecia impossível.
       Mark Spencer vivia 2 quarteirões abaixo. Quando viu o fogo, ele correu para a Escola. A sua missão, naquela manhã, não era rotineira como a de um polícia ou de um bombeiro. Ele foi impulsionado por outro sentimento. Ao chegar ao lugar, ele gritou aos miúdos que quebrassem o vidro. Os pedaços de vidro caíram pelo chão.
       Mark era um homem alto, musculoso e forte. Toda a gente podia ver o brilho de confiança nos seus olhos, a segurança dos seus braços e o amor na sua voz quando gritou aos meninos: "Pulem para cá, que eu seguro-vos." Um a um eles começaram a pular. Os poderosos braços de Mark seguravam-nos e punham-nos no chão. Finalmente todos estavam salvos. Quero dizer, todos menos um! O pequeno Mike olhava para baixo e dava um passo para trás com medo. O Mark gritou, suplicou, pediu, ordenou: "Pula, não te vais magoar, eu vou segurar-te!"
       A professora de Mike gritou: "Pula, Mike, pula!" Os coleguinhas (trinta e cinco): "Pula, Mike, pula! Nós conseguimos, tu também conseguirás."
       O menino ficou ali gelado de medo. No dia seguinte encontraram o seu corpinho carbonizado. O corpo de Mike, o filho de Mark Spencer.
       O que foi que aconteceu? O que estava errado? Não sabemos. Nunca ninguém saberá, muito menos Mark Spencer. Ele era um pai amoroso. Tinha dado ao filho tudo o que o menino precisava, tinha brincado com ele, tinha-lhe dado carinho, dividido com ele parte do seu próprio coração. No momento em que a vida de Mike estava num pêndulo, entre a esperança e o desastre, entre o triunfo e a tragédia, entre a vida e a morte, o Mark estava ali com os braços abertos, pedindo, suplicando, implorando, chorando para que o filho pulasse não para o frio, cruel e assassino cimento, mas para os seus seguros, confortáveis e carinhosos braços de pai amante.

       Mas alguma coisa não correu bem e o Mike morreu.
       Seremos diferentes? Correremos com alegria para os braços amantes de um Pai maravilhoso e andaremos com Ele num relacionamento de amor mútuo? Ou ficaremos gelados como o pequeno Mike, com medo, porque as chamas do formalismo nos levam a ver a imagem distorcida de um Deus tirano, cruel e justiceiro?

Alejandro Bullón no seu maravilhoso livrinho para jovens (e não só) CONHECER  JESUS  É  TUDO, Edições Reviver, Publicadora Atlântico, S. A., Portugal. Na contra-capa refere: "Através destas linhas quero, do fundo do meu ser, levar-te a conhecer melhor e a segurar a mão dessa Pessoa maravilhosa que encherá a tua vida de paz e de felicidade. Afinal de contas, conhecer Jesus é tudo."(Veja nos Links 1R - Alejandro Bullón).

* - "Você está certo! Mas pelos motivos errados! Isso faz com que você esteja totalmente errado!" Stephen King.



(Mª Rosa Baptista e Mª Sales - como puderam ler... - foram duas excelentes secretárias da Presidência da Igreja Adventista em Portugal, neste momento a desfrutarem das suas bem merecidas reformas. Muito, muito obrigada, pela prosa e o poema! Fico também 'em obrigação' para convosco...).

Nesta época especial desejo oferecer aos meus estimados Amigos, Familiares, e Visitantes dos meus blogs, mais 7 REFLEXÕES de textos recentes, interessantes, mas mais do que isso, muito importantes atendendo aos tempos difíceis que vivemos! Podem lê-los nos meus 2 Blogs habituais: Meditação Para a Saúde e Leituras Para a Vida. Têm também Músicas de Natal no final dos Links de Leituras para a Vida, O Caminho Para a Esperança e Tão Certo Como o Amanhecer.

Um Verdadeiro Natal, e um Bom Ano de 2016 com muita Paz, Alegria e a Esperança de um futuro melhor, é o meu sincero desejo! Leia tudo muito bem, medite, ore, e com a ajuda de Deus, tire as suas próprias conclusões! Muito Grata pela sua visita que é sempre bem vinda! E se gostar, divulgue estes blogs - pensados e preparados para ajudar cada pessoa a desfrutar uma boa Saúde Total, física, mental, espiritual.