sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Nº 4 ("Vivendo em Antecipação")

"Os Teus Filhos e as Tuas Filhas Prosperarão"
O DOM DE PROFECIA E A SEGUNDA VINDA


No fim de tarde de quarta-feira, 25 de janeiro de 1837, os alarmados residentes dos Estados de Nova Inglaterra viram o céu iluminar-se de uma cor de um vermelho profundo, incandescente. Testemunhas oculares disseram que a cor vermelha parecia dançar em ondas no chão coberto de neve. Muitas pessoas ficaram aterrorizadas por estas luzes do Norte, a aurora boreal, mas não Ellen, de 9 anos.

       Ellen estava a convalescer de um grave acidente e estava acamada. Não se conseguia levantar, mas podia observar as estranhas luzes refletidas através da janela do seu quarto. E embora outros estivessem apavorados, Ellen sentia-se muito feliz porque pensava que era a Segunda Vinda de Cristo. Ansiar e trabalhar por esse grandioso acontecimento foi algo que ela fez durante toda a sua vida. Portanto, quem era essa menina que esperava, tão ansiosamente, o regresso de Jesus?

VENHA CONHECER ELLEN WHITE
       Ellen Gould White foi uma mulher notável que viveu a maior parte da sua vida durante o século XIX (1827-1915). No entanto, através dos seus escritos, continua a ter um impacto nas pessoas à volta do mundo. Ellen White foi uma escritora prolífica. Escreveu mais de 5000 artigos para jornais e revistas e 40 livros. Hoje, incluindo compilações das suas 50 000 páginas manuscritas, mais de 100 livros estão disponíveis em Inglês.* Os seus escritos cobrem um largo leque de assuntos. Ela escreveu sobre religião, educação, relacionamentos, evangelismo, profecia, publicações, nutrição e até sobre administração.
Um dos seus livros mais conhecidos sobre a caminhada cristã, Aos Pés de Cristo, já foi publicado em mais de 160 línguas. (O blog "O Caminho Para a Esperança" Links 1R, é esse livro com outro título. Aconselho vivamente a lê-lo! Muito bom! E.E.)

O DOM DE PROFECIA E A SEGUNDA VINDA
       Mas Ellen White foi mais do que apenas uma escritora dotada. A Bíblia fala-nos de uma renovação do dom de profecia dentro da Igreja Cristã antes da Segunda Vinda de Jesus. Joel 2:28 e 29 fala da promessa de Deus de derramar o Seu Espírito Santo e de dar o dom de profecia. O profeta diz: "Derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos visões. E, também, sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito."
       O crescimento dinâmico e os dons espirituais visíveis na Igreja Cristã Primitiva dão-nos uma ideia do derramamento do Espírito Santo antes da Segunda Vinda. Na realidade, Pedro cita Joel no seu poderoso sermão do Pentecostes (Atos 2:16-21), mas essa não seria a única vez em que o dom é outorgado.
       O resto do capítulo de Joel proporciona o contexto para o dom de profecia e mostra que esta extraordinária exibição do poder dado pelo Espírito de Deus acontece antes da Segunda Vinda. Em Apocalipse 12:17, João descreve as duas características principais do povo de Deus dos últimos dias. Os que viverem nesse tempo guardarão os mandamentos de Deus e terão "o testemunho de Jesus Cristo". Não ficamos sem saber o que é "o testemunho de Jesus Cristo". Apocalipse 19:10 diz-nos claramente que "o testemunho de Jesus é o espírito de profecia" (Apocalipse 19:10; cf. Apocalipse 22:9).

AJUDA PARA PREPARAR PARA A SEGUNDA VINDA
       A vida e o ministério de Ellen White representam pelo menos um cumprimento parcial destas predições bíblicas. Durante os seus 70 anos de ministério, ela recebeu centenas de visões e sonhos proféticos. O tempo de duração das visões variou de menos de um minuto a quase quatro horas. Ela foi chamada por Deus como mensageira especial para chamar a atenção do mundo para a Bíblia e para ajudar a preparar as pessoas para o Segundo Advento de Cristo. Citando palavras suas: "A principal mensagem de que fui encarregada de transmitir-lhes é: Preparem-se, preparem-se para o encontro com o Senhor. Limpem as lâmpadas para que a luz da verdade brilhe nos atalhos e valados. Há um mundo inteiro à espera de que lhes seja anunciada a proximidade do fim de todas as coisas."1
       Claro que nunca foi intenção que este dom profético fosse um acréscimo ou um substituto da Bíblia. A Bíblia continua a ser a única regra pela qual os escritos de Ellen White ou quaisquer outros devem ser avaliados.2 A Bíblia contém os testes que podem ser aplicados para ver se o seu ministério era, de facto, o dom profético predito nos livros de Joel e Apocalipse.3 Ellen White satisfaz todos os testes bíblicos de um verdadeiro profeta. O ministério de Ellen White chamou a atenção para a Bíblia e estimulou o estudo da Bíblia.
       Não se pode ler os escritos de Ellen White sem se ficar com um sentimento de urgência. O seu relacionamento pessoal com Jesus começou durante a espera pela volta de Jesus antes de 1844; e mesmo quando compreendeu que outros acontecimentos teriam lugar antes da Segunda Vinda, continuou a viver a sua vida com o mesmo entusiasmo.

VIDAS TRANSFORMADAS
       As predições sobre a vinda de Deus em juízo e livramento parecem ser o principal tema de muitos dos profetas do Velho Testamento. Vez após vez, Isaías, Ezequiel, Sofonias e outros profetas do Velho Testamento predisseram a vinda do "dia do Senhor".4 O anúncio de Joel é claro e iminente: "Perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, ele está perto" (Joel 2:1).
       Os escritores do Novo Testamento pegaram no mesmo tema.5 Pedro, Paulo, Tiago, e os outros autores do Novo Testamento acreditavam e ensinavam que Jesus voltaria em breve. Ouça o que Pedro diz em II Pedro 3:9 e 10: "O Senhor não retarda a Sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão."
       Esta crença na breve vinda de Jesus parece ter sido a precursora para suscitar a mudança, e foi a força motivadora para a rápida difusão do Evangelho pela maior parte do Império Romano numa geração.
       Esta crença tinha um modo de mudar vidas, até mesmo para um agricultor que começou a estudar a Bíblia sozinho.
       Depois de estudar a profecia de Daniel 8, referente às 2300 tardes e manhãs, William Miller chegou à conclusão de que Jesus ia voltar - em breve. Ficou entusiasmado ao pensar que "em cerca de vinte e cinco anos ... todos os assuntos do nosso estado atual estarão resolvidos".6 Estas novas eram demasiado boas para que ele as guardasse só para si. Embora se sentisse totalmente inadequado para o trabalho e soubesse que não tinha formação nem experiência como orador, sentiu-se convicto de que deveria contar a outros o que descobrira. O seu maior desejo era ver pessoas aceitarem Jesus como seu Salvador e ansiarem alegremente pela Sua volta. A crença no regresso de Jesus era uma forma de motivar e inspirar o mais fraco crente.
       Esta esperança da volta de Jesus, baseada na Bíblia, foi uma âncora segura para os confusos crentes Adventistas quando Jesus não regressou em 1844, como eles esperavam. Levou-os de volta às suas Bíblias; de volta ao estudo das profecias, onde descobriram que tinham a data correta mas o acontecimento errado! Em vez de estar prestes a voltar à Terra, Jesus tinha entrado na fase final do Seu ministério no santuário celeste. Mantinham-se na rota no que se refere à profecia, e Jesus ia voltar - brevemente.
       Foi esta crença na volta de Jesus que fez o Adventismo espalhar-se e crescer, transformando-o de um movimento com algumas centenas de crentes num movimento mundial que conta com mais de 18 milhões de membros. Para Ellen White, esta expectativa da Segunda Vinda de Jesus proporcionou orientação para a sua vida e para o seu trabalho na jovem Igreja Adventista do Sétimo Dia. A vinda de Jesus não era apenas um hipotético acontecimento do futuro. Para ela, a Segunda Vinda de Jesus tinha um sentido de imediatismo que exigia urgência na pregação das boas-novas do Seu regresso a todo o mundo num período tão breve quanto possível. Ela escreveu: "O Senhor vem. Ouvimos os passos de um Deus que Se aproxima... Temos que preparar-Lhe o caminho mediante o desempenho da nossa parte em preparar um povo para esse grande dia."7

UMA SALVAGUARDA CONTRA O FANATISMO
       Para alguns Adventistas uma crença na breve vinda de Jesus pareceu levá-los ao fanatismo,8 mas Ellen White insistia numa crença firmemente ancorada nas Escrituras, não baseada em emoções. Ela demonstrou, pelos seus escritos e pela sua vida, a delicada arte de viver entre o agora e a eternidade. As cartas e os artigos de Ellen White estão cheios de estudos de casos com planos práticos para o desenvolvimento do reino de Deus enquanto, ao mesmo tempo, se focavam na Segunda Vinda. Eles mostram-nos que, em vez de tornar os verdadeiros crentes inaptos para uma vida útil, é precisamente essa crença que nos deve motivar a viver a nossa vida conscientes da nossa necessidade individual e coletiva de preparar o mundo para o regresso de Jesus.
       "Certamente o Senhor Jeová não fará coisa alguma, sem ter revelado o Seu segredo aos Seus servos, os profetas", escreveu Amós há mais de 2750 anos (Amós 3:7). Mantendo a Sua palavra, Deus tem dado sempre orientação especial através dos Seus profetas.
       Agora, em que estamos no clímax da história deste mundo, vamos deixar que Deus volte a atuar. Deixemos que a leitura e a aplicação prática dos conselhos que Deus nos dá através dos escritos de Ellen White nos encorajem e nos guiem. Precisamos de nos apoderar da visão do nosso futuro lar junto de Deus. Ele está pronto para fazer um segundo Pentecostes e para nos guiar pela Sua palavra profética. A questão é: E nós?

* NT. E mais de 70 livros em Português.
1. Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, p. 106.
2. Os Adventistas do Sétimo Dia Crêem..., p. 208.
3. Foram reconhecidos cinco testes bíblicos de um profeta. Eles incluem: (1) a comunicação divina através de visões e sonhos (Números 12:6); (2) concordância com as Escrituras, a revelação prévia de Deus (Isaías 8:20); (3) apontando para Jesus (I João 4:1 e 2); (4) cumprimento da profecia (Jeremias 28:9); e (5) os frutos do ministério profético (Mateus 7:20).
4. Ver, por exemplo, Isaías 13:6; Ezequiel 30:2-4; Joel 1:15; Sofonias 1:6-8; e Obadias 15.
5. Compare, por exemplo, com II Pedro 3; I Tessalonicenses 4:15; 5:3; Tiago 5:7, 8.
6. R. W. Schwarz and F. Greenleaf, Light Bearers (Portadores de Luz) (Nampa, Idaho: Pacific Press Pub. Assn., 1995), p. 33.
7. Ellen G. White, Evangelismo, p. 219.
8. Para uma introdução de fácil leitura para o cenário de fanatismo do pós-1844 Millerita, ver George Knight, William Miller and the Rise of Adventism (William Miller e o Surgimento do Adventismo) (Nampa, Idaho: Pacific Press Pub. Assn., 2010), pp. 209-227.

Questões Para REFLETIR E PARTILHAR

1. Como pode o conhecimento de que somos parte de um movimento profético inspirar
um maior envolvimento no evangelismo?
2. Qual é a relação entre a crença na breve volta de Jesus e o reavivamento e reforma?
3. De que forma é que os escritos de Ellen White nos ajudam a evitar o fanatismo?

Revista Adventista, Especial, Setembro 2015 - 7 Artigos nos meus 2 Blogs, de 23 a 26.12.15

(Este cântico poderia ser o preferido de Ellen porque ela era, acima de tudo, uma apaixonada por Jesus Cristo e pela Bíblia, a Sua Santa Palavra. "Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de vossa fé e prática. Por essa Palavra seremos julgados. Nela Deus prometeu dar visões nos 'últimos dias'; não para uma nova regra de fé, mas para conforto do Seu povo e para corrigir os que se desviam da verdade bíblica. Assim tratou Deus com Pedro, quando estava para enviá-lo a pregar aos gentios. Atos 10." E. White, Primeiros Escritos, pág. 78.
Gostaria de dizer que sou uma grande admiradora desta nobre senhora, e ela é uma fonte de inspiração para mim. O conselho que lhe dou a si, meu amigo(a), e que aplico desde criança, é orar e ler muito, e estudar por si mesmo a Palavra de Deus, para saber mais e estar mais seguro da Verdade. Tem também vários links nos blogs, todos baseados na Bíblia naturalmente, com muita informação excelente. E.E.)