quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Nº 2 ("Vivendo em Antecipação")

"Só Tu És Digno"
ADORAÇÃO E A SEGUNDA VINDA


A família tinha poupado durante muito tempo para as suas férias de sonho. Quando finalmente entraram no avião e se sentaram, deram um suspiro coletivo de alívio e disseram: "Férias, aqui vamos nós" - e adormeceram. Seis horas depois, acordaram, enquanto o avião estacionava no portão de desembarque. Contudo, imagine a sua surpresa e choque quando viram homens de casacão, fazendo face ao vento e ao frio. Tinham comprado bilhetes para os trópicos - mas desembarcaram no Alasca.

       Consegue imaginar a sua completa incredulidade? De alguma forma, tinham apanhado o avião errado e ninguém dera por isso. Em vez de brisas suaves e palmeiras ondulantes, enfrentavam ventos gelados e a possibilidade de um nevão.
       Embora possamos escapar de apanhar o avião errado e acabar num destino completamente diferente, também nós podemos perder o mais antecipado acontecimento da História. Cansados da longa espera, distraídos por uma grande dose de meios de comunicação e de entretenimentos, confusos pelas abordagens atuais sobre Deus, os Adventistas do Sétimo Dia dão por si no meio de uma guerra de adoração que ameaça estilhaçar comunidades e igrejas. Esta guerra de adoração não é sobre estilos de música ou instrumentos. Esta guerra é muito mais profunda, vai ao cerne da questão.

A QUEM ADORA?
       A adoração fiel caracteriza o povo de Deus que vive nos últimos dias. Na realidade, o primeiro anjo de Apocalipse 14, voando no meio dos céus e proclamando o Evangelho eterno, desafia-nos: "Temei a Deus e dai-Lhe glória, porque vinda é a hora do Seu juízo, e adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas" (Apocalipse 14:7).
       A adoração é um tema da maior importância em Apocalipse. O povo de Deus adora o Cordeiro de Deus no trono (Apocalipse 4:10; 5:14; 7:11; 11:16). No entanto, é Satanás, o dragão, que impõe e exige a adoração da parte daqueles que vivem na Terra (Apocalipse 13:4, 8, 12, 14). Ele sabe que estamos comprometidos com aquilo ou com aquele a quem adoramos.
       Assim, a batalha continua cada dia, à volta de todo o mundo. Algumas pessoas adoram coisas. (No passado, chamava-se a isso idolatria, mas, hoje, chamamos materialismo.) Outras adoram pessoas. Em 2010 os professores catedráticos da Universidade de Baylor, professores Paul Froese e Christopher Bader, publicaram America's Four Gods: What We Say About God - and What That Says About Us (Os Quatro Deuses da América: O Que Dizemos Sobre Deus - O Que Isso Diz Sobre Nós). Baseados num inquérito sobre pontos de vista religiosos, eles sugeriram que os Americanos tinham quatro pontos de vista distintos sobre Deus: o Deus autoritário, o Deus benevolente, o Deus crítico, e o Deus distante. Não é necessário dizer que a nossa perceção de Deus modela, claramente, a nossa adoração de Deus. Se Deus é distante e crítico, as pessoas têm tendência para O adorarem com cuidado e de forma liturgicamente correta. Se Deus é visto como benevolente (o que Ele é, claramente) à custa da Sua autoridade, podemos considerar Deus o nosso "amigalhaço".
       Por vezes, parece que podemos ter feito Deus à nossa própria imagem, em vez de reconhecermos que fomos nós criados à Sua "imagem e semelhança" (Génesis 1:27).

ADORAÇÃO E REAVIVAMENTO
       Uma rápida revisão da história de Israel confirma a íntima ligação entre a adoração e o reavivamento. A reforma e a restauração do templo por Ezequias foram seguidas pela celebração da Páscoa (II Crónicas 29 e 30). Quase um século mais tarde, o jovem rei Josias começou um grande reavivamento em Israel, expurgando Judá e Jerusalém dos seus lugares altos, altares de Baalim e outras formas de adoração de ídolos (II Crónicas 34). Mais tarde, Josias reestabelece a celebração apropriada da Páscoa (cf. II Crónicas 35, esp. v. 18).
       Quando o nosso foco está em Deus, somos revigorados; as nossas prioridades são reajustadas; lembramo-nos de quem somos verdadeiramente (seres criados); reconhecemos as nossas infelizes tentativas de moldarmos o nosso próprio destino centrando-o em nós mesmos. Uma linha reta guia do reavivamento para uma adoração renovada.

ADORAÇÃO E ESPERA
       A adoração não é apenas um tópico teológico sobre a agenda de Deus nos últimos dias. A verdadeira adoração, em oposição à falsa adoração, aponta para longe de nós e em direção ao nosso Criador e Redentor. Os outros poderão ver isso na prática. Tiago descreve este elemento concreto da adoração: "A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo" (Tiago 1:27).
       Quem espera pelo glorioso regresso do seu Mestre e Senhor não se senta ociosamente em mosteiros, igrejas ou universidades, debatendo as complexidades e os prazos do Seu regresso. Envolvem-se nas suas comunidades. Servem os sem-abrigo; partilham as bênçãos materiais e espirituais com os abatidos e desanimados; cuidam dos doentes e abraçam os moribundos.
       O serviço abnegado desafia-nos. Muitas vezes, isto significa deixar a nossa zona de conforto - os lugares em que nos sentimos em casa. Tenta igualar a atitude de Jesus, que "Se aniquilou a Si mesmo, tomando a forma de servo" (Filipenses 2:7). Podemos vê-la no facto de Jesus lavar os pés dos Seus discípulos - incluindo àquele que, no fim, O havia de trair - e ouvimo-l'O recordando-nos que devemos seguir o Seu exemplo (João 13:15).

ADORAÇÃO E SÁBADO
       Faça, a algum Adventista, uma pergunta sobre a adoração, e o Sábado acabará por surgir na conversa. Os Adventistas amam o Sábado. Recorda-nos das nossas origens - um poderoso Criador fez-nos à Sua imagem e semelhança (Êxodo 20:8-11). Também nos diz algo sobre o Paraíso perdido e sobre a maneira como Deus nos leva para o lar - somos pecadores necessitando de um Salvador e precisamos de ser libertos "do Egito" (ver Deuteronómio 5:12-15). A Criação e a redenção são tópicos importantes da nossa adoração, e cada Sábado é uma oportunidade "para recordar".
       Contudo, o Sábado também tem um papel importante enquanto esperamos pelo regresso do Mestre. A habilidade de Satanás em substituir o Sábado pelo domingo culmina no cenário do fim dos tempos de Apocalipse, que se centra no verdadeiro dia de adoração (Apocalipse 13:11-17; 14:9; cf. a capacidade do poder da pequena ponta de Daniel 7:25 para "mudar os tempos e a lei"). Ellen White predisse: "Os que honram o Sábado bíblico serão denunciados como inimigos da lei e da ordem, como que estando a derrubar as restrições morais da sociedade, causando anarquia e corrupção, e atraindo os juízos de Deus sobre a Terra".1
       Os comentários inspirados de Ellen White recordam-nos de que o dia de adoração não é uma questão de preferência, mas um assunto de vida ou morte. O nosso compromisso para adorar Deus como Ele quer tem de ser baseado solidamente na palavra profética e no conhecimento pessoal de um Salvador que é verdadeiramente merecedor de adoração.

NÃO PRECISAMOS DE TEMER
       O livro de Apocalipse pode ser uma leitura perturbadora. Quando nos centramos em crises, perseguições, e oposição a Deus, podemos sentir-nos oprimidos e temerosos. Contudo, a "revelação de Jesus Cristo" (Apocalipse 1:1) não se concentra apenas na crise final; vez após vez realça a suprema alegria de adorar o Cordeiro que Se senta no trono.
       O capítulo 7 e verso 10 proporciona um bom exemplo: João olha e vê uma grande multidão que ninguém pode contar, de pé à volta do trono. Eles não conseguem ficar em silêncio; não conseguem ficar quietos e gritam "bem alto: 'Do nosso Deus, que está sentado no trono, e do Cordeiro vem a nossa salvação'" (A Bíblia na Linguagem de Hoje); depois adoram Aquele que pagou o derradeiro preço para a sua salvação. A sua alegria recorda-nos da paz celestial e da felicidade. A sua adoração incentiva-nos a permanecer fiéis e preparados para servir. Os seus cânticos falam-nos de um futuro que nem podemos imaginar. Não existe calor abrasador, nem ânsias de fome, não haverá lágrimas nem medo, nem solidão, porque "Deus limpará dos seus olhos toda a lágrima" (v. 17). Vamos juntar-nos à sua adoração, hoje!

1. Ellen G. White, o Grande Conflito (P. SerVir), p. 492.

Questões Para REFLETIR E PARTILHAR

1. Como pode a adoração tornar-se na força motriz da nossa caminhada cristã?
2. Qual é a relação existente entre a adoração e o Sábado?
3. Qual é a ligação entre a verdadeira adoração e a Segunda Vinda?

Revista Adventista, Especial, Setembro 2015 - 7 Artigos nos meus 2 Blogs, de 23 a 26.12.15