sexta-feira, 23 de julho de 2010

A MALDADE SE MULTIPLICARÁ

















Um dos sinais característicos da proximidade da Vinda de Jesus é sem dúvida aquele que aponta para a multiplicação da maldade entre os homens. Jesus - Ele mesmo - indicou com clareza indiscutível o aumento intenso e progressivo da maldade na História da Humanidade.
Em Lucas 21:11 e em Mateus 24:12 encontramos bem explícito este grande marco profético para os tempos do fim:

A MALDADE SE MULTIPLICARÁ

Jesus não disse simplesmente que nos últimos tempos a maldade havia de aumentar ou que havia de se desenvolver ou crescer bastante. Não. O que Jesus disse foi que a maldade havia de se multiplicar. Ao recorrer a esta expressão Jesus quis mostrar que a corrupção iria atingir níveis progressivamente assustadores que culminariam numa espécie de "vale tudo" nas relações dos homens desde as mais simples e menos responsáveis até às mais dignas e envolvendo maiores responsabilidades. Vale tudo: a mentira, a intriga, a traição; o roubo, a morte, o crime.
É nesta direcção que caminha a Sociedade dos homens sem que ninguém no mundo saiba como parar esta operação que se chama multiplicação: - a multiplicação da maldade.

Durante muito tempo a Sociedade regulou-se por três grandes princípios: Deus, Pátria e Família. Esta, era por assim dizer, uma trilogia sagrada. Foram valores adquiridos e respeitados através dos séculos.
O respeito e o temor a Deus exercia nas pessoas uma acção altamente benéfica: corrigindo alguns dos seus defeitos, limitando as suas paixões, inspirando na procura da dignidade.
O sentimento do amor à Pátria criava laços de união entre as pessoas de um mesmo país e fazia-os sentir que, de certo modo, eram membros duma mesma família e como tal se deviam tratar.
Quanto aos laços de sangue, isso então era qualquer coisa francamente inviolável sob pena do repúdio e até do desprezo público. O exercício da autoridade do Pai assim como o respeito que lhe era devido, isso ninguém punha em causa. A Mãe era a boa amiga do lar, despenseira dos cuidados e atenções pelo marido e pelos filhos. A infidelidade conjugal quando surgia, aqui e além, era alvo duma grande admiração e de justos clamores.

Este era um edifício que parecia sólido e permanente. Que não garantindo a felicidade entre os homens (felicidade onde estás?) mantinha, contudo, a Sociedade num teor bem diferente.
Mas de repente todo este edifício começou a ruir. Toda esta obra se começa a desmoronar. A maldade passou a minar os alicerces da trilogia Deus, Pátria, Família. A maldade aumenta. Cresce assustadoramente. De facto, multiplica-se.

Que vemos na hora que passa?
- Contemplamos a ruína da Família.
- A queda da unidade social em termos de Pátrias.
- O isolamento da Religião.
Tal como Jesus profetizou, "coisas espantosas" estão acontecendo e a maldade multiplica-se cada ano que passa.

1 - O Sector da Religião

Se quiséssemos encontrar um denominador comum a todos os tipos de sociedade no mundo, sem dúvida que não poderíamos deixar de referir este: o desinteresse das pessoas pelas coisas espirituais - aquelas que são de ordem divina.
Nalguns lugares até é proibido ler a Bíblia. Interdição de construir Igrejas. Cursos de ateísmo oferecidos neste ou naquele Ministério da Educação; prémios para o melhor filme sobre esta base. Lugares da Terra onde se procura varrer da mente dos cidadãos a noção de Deus. Muitos países onde as pessoas têm contacto com a Igreja em três ocasiões: no dia do baptizado, no dia do casamento e no seu funeral. Isto envolve milhões e milhões de pessoas.
Com este estado de coisas será motivo de admiração que a maldade se multiplique cada vez mais? Penso que não nos devemos admirar. Aquilo que o homem semear ele virá a colher. Sabemos que quando o homem se desvia do temor a Deus fica muitas vezes entregue aos seus instintos animais e pode ser, tantas vezes, pior do que uma fera.

2 - O Sector da Sociedade Organizada - a que chamamos País

A maldade multiplica-se vertiginosamente.
Praticamente em todos os países encontramos regularmente notícias que nos entristecem e nos afligem tanto:

- Terrorismo à solta.
- Escalada da violência.
- Crescimento do crime na Europa.
- Pirataria aérea.

Estes e outros títulos dão bem a noção do mal que está corrompendo tantas Sociedades. Qualquer leitor poderá facilmente seleccionar um elevado número de ocorrências que muitos considerariam impossíveis ainda há poucos anos atrás.
A polícia não tem mãos a medir em face da violência. A pornografia escancara o seu rosto: as maiores baixezas são expostas nos lugares públicos. O número de drogados e de instituições educativas aonde a droga já chegou é cada vez maior.
Esta é uma crise terrível por que passam muitos países. Esta é a situação que sabíamos inevitável nas proximidades da Vinda de Jesus e irreversível até à Sua gloriosa Vinda.

3 - O Sector da Família

A maldade infiltrou-se decididamente no círculo familiar.
- O comportamento rebelde dos Filhos.
- Os maus exemplos dos Pais.
- O desinteresse do Marido e Esposa entre si e pelos Filhos.
Em vários quadrantes proclama-se que o casamento está obsoleto. Ensina-se a liberdade como meio educativo para os filhos (libertinagem). Fala-se da "new moraly" (nova moralidade) que não é mais do que uma capa para as misérias e ruína dos costumes na Família.

Quando ouvimos falar ou lemos certas declarações a propósito das relações familiares é impossível deixar de levantar estas perguntas:
- Qual é a noção de Família que estas pessoas têm?
- Que podemos esperar dos filhos criados nestes lares?
- Como será o futuro?
Disse Jesus a propósito dos tempos do fim e da Sua Vinda:
«A maldade se multiplicará».

E a maldade aí está.
A maldade: como se fora um denso lençol de nevoeiro abatendo-se sobre a Humanidade. Hoje mais do que ontem. Amanhã mais do que hoje.
E assim, sempre assim, até ao fim. Até à Vinda do Senhor.
Essa gloriosa e bendita Vinda que milhões de pessoas no mundo inteiro anseiam, pela qual oram e vivem, já em doce expectativa.

«ORA VEM SENHOR JESUS»! Apocalipse 22:20.

José Manuel de Matos
SINAIS DOS TEMPOS