sexta-feira, 13 de agosto de 2010

CRISTO, O CENTRO DA BÍBLIA



Depois de ler a Bíblia 69 vezes, João N. Loughborough, que exerceu fecundo ministério evangélico na Europa, África e Oceania, afirmou ter encontrado na Escritura Sagrada 3 569 promessas divinas, sendo 2 527 para o presente.
Dentre as mais frequentes promessas dadas para alento do homem, encontram-se as referentes a Cristo e ao Seu propósito de resolver o problema da desobediência (o pecado). Assíduos pesquisadores e teólogos de todos os tempos insistem em que a Bíblia está repleta de referências a Cristo, directa e indirectamente, através de todo o Velho Testamento. «As profecias messiânicas registadas no Velho Testamento foram um fio condutor da esperança no decurso de séculos», diz o teólogo Dr. Daniel H. Dupuy.
Referindo-se à presença constante de Cristo em toda a Bíblia, alguém afirmou que «Ele é o Siló, em Génesis; o Eu Sou em Êxodo, a Estrela e o Cetro em Números; a Rocha em Deuteronómio; o Capitão do Exército de Jeová em Josué; o Redentor em Job; o Senhor e Pastor de David; em Isaías Ele é Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; em Jeremias Ele é a nossa Justiça; em Daniel 13 o Messias; em Zacarias Ele é o Renovo; em Ageu é o Desejado de Todas as Nações; no Apocalipse Ele é o Alfa e o Ómega e também a brilhante Estrela da Manhã.»

PROFECIAS E CUMPRIMENTO

A seguir, apresentam-se alguns dos muitos textos proféticos do Velho Testamento referentes a Cristo, escritos vários séculos antes do nascimento do Salvador, cujo cumprimento, na vida de Jesus, é matemático segundo o relato dos Evangelhos.

Nascimento de uma Virgem - «Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe chamarás Emanuel.» Isaías 7:14.
Cumprimento - «Ora, tudo isto aconteceu, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um Filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus Connosco)» S. Mateus 1:22, 23.

Local do nascimento - «E tu, Belém Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti Me sairá O que há-de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade». Miquéias 5:2.
Cumprimento - «José também subiu da Galileia, ... para a Judeia a fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida. Estando eles ali, aconteceu completarem-se-lhe os dias, e ela deu à luz o seu Filho primogénito, enfaixou-O e deitou-O numa manjedoura porque não havia lugar para eles na hospedaria.» S. Lucas 2:4-7.

Perseguição e pranto - «Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável por causa deles, porque já não existem» Jeremias 31:15.
Cumprimento - «Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente, e mandou matar todos os meninos em Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo, do qual com precisão, se informara dos magos. Então se cumpriu o que fora dito, por intermédio do profeta Jeremias: Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem.» S. Mateus 2:16, 17.

A vinda do Precursor - «Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai no ermo a vereda a nosso Deus.» Isaías 40:3.
Cumprimento - «Este foi o testemunho de João, ...Eu não sou o Cristo. ...Eu sou a voz que clama no deserto.» S. João 1:19, 20, 23.

Missão de Jesus - «0 Espírito do Senhor Deus está sobre Mim, porque o Senhor Me ungiu, para pregar boas-novas aos ... quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; ...a consolar todos os que choram.» Isaías 61:1, 2.
Cumprimento - «Enviou-os ao Senhor para perguntar: És Tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?
Quando os homens chegaram junto d'Ele, disseram: João Baptista enviou-nos para Te perguntar: És tu aquele que estava para vir, ou esperaremos outro?
Naquela mesma hora curou Jesus a muitos de moléstias e flagelos e de espíritos malignos; e deu vista a muitos cegos.
Então Jesus lhes respondeu: Ide, e anunciai a João o que vistes e ouvistes: os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e aos pobres anuncia-se-lhes o evangelho.» S. Lucas 7:19-22.

A Rejeição - «Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e d'Ele não fizémos caso.» Isaías 53:3.
Cumprimento - «Estava no mundo e o mundo foi feito por intermédio d'Ele, mas o mundo não O conheceu. Veio para o que era Seu e os Seus não O receberam.» S. João 1:10, ll.

Sofrimento - «Deus Meu, Deus Meu, porque Me desamparaste? ...Todos os que Me vêem zombam de Mim; afrouxam os lábios e meneiam a cabeça: Confiou no Senhor! Livre-O Ele, salve-O, pois n'Ele tem prazer ...Meu coração fez-se como cera, derreteu-se-Me dentro de Mim ...Uma súcia de malfeitores Me rodeia; traspassaram-Me as mãos e os pés ...Repartem entre si as Minhas vestes, sobre a Minha túnica deitam sortes.» Salmo 22:1, 7, 8, 16, 18.
Cumprimento - «Vestiram-n'O de púrpura, e tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabeça. E O saudavam dizendo: Salvé Rei dos judeus. Davam-lhe na cabeça com um caniço, cuspiam n'Ele e, pondo-se de joelhos, O adoravam. ...Com Ele crucificaram dois ladrões, um à Sua direita, e outro à Sua esquerda. ...À hora nona clamou Jesus em alta voz: 'Eloí, lamá sabactâni?' Que quer dizer: 'Deus Meu, Deus Meu, porque Me desamparaste?' ...Jesus, dando um grande brado, expirou.» S. Marcos 15:17-19, 27, 34, 37.

Sepultamento - «Designaram-Lhe a sepultura com os perversos, mas com o rico esteve na Sua morte.» Isaías 53:9.
Cumprimento - «Caindo a tarde, veio um homem rico de Arimateia, chamado José ...Este foi ter com Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que lho fosse entregue. E José, tomando o corpo, envolveu-o num pano limpo de linho, e o depositou no seu túmulo novo, que fizera abrir na rocha.» S. Mateus 27:57-60.

Ressurreição - «Pois não deixarás a Minha alma na morte, nem permitirás que o Teu Santo veja a corrupção.» Salmo 16:10.
Cumprimento - «Porque buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou.» S. Lucas 24:5, 6.


BÍBLIA, A CARTA DE DEUS

Um dos mais comoventes apelos para a pesquisa bíblica, considerando que a Escritura, acima de tudo, revela a vida do próprio Cristo, foi feito pelo piedoso Gregório Magno (falecido em 604 AD) ao seu amigo Teodoro:

«Que outra coisa é a Sagrada Escritura senão uma carta que o Senhor Todo-Poderoso quis, por Sua bondade, dirigir à Sua criatura? Por certo, em qualquer lugar ou situação em que te encontrares, se recebesses uma carta do imperador, imediatamente, sem a menor dilação, a lerias; nem te darias repouso algum, nem dormirias, antes de saber primeiro o que a majestade imperial te ordenava. Pois, havendo-te enviado o Imperador do Céu e Senhor dos homens e dos anjos as Suas cartas nas quais trata da tua própria vida, como te descuidas em lê-las, e não manifestas ardor e prontidão em saber o que elas contêm? Por isso te incumbo que te apliques a este estudo com a maior dedicação, e que medites cada dia nas palavras do teu Criador. Aprende, pela Palavra de Deus, que pulsa contigo o coração de Deus!»

Ivo Santos Cardoso
Revista  SINAIS DOS TEMPOS
Publicadora SerVir
COMO A PALAVRA DE DEUS É INFALÍVEL!!!