quinta-feira, 22 de novembro de 2012

AS CORES DA GRAÇA



O CORAÇÃO DE UMA CRIANÇA

E disse: Eu vos asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no reino dos Céus. Mateus 18:3 NVI (Nova Versão Internacional)

Mais uma vez todas as crianças estavam aglomeradas no autocarro escolar, a caminho da pista de patinagem. Essa hora de diversão e exercício era o ponto alto da semana para as crianças da pequenina escola da igreja, onde eu lecionava.
Um dia, em particular, aparece vividamente na minha memória. Era no início da Primavera e o grupo tinha acabado de chegar à pista. O ar morno lá fora contrastava acentuadamente com o frio de dentro. Acontecia o costumeiro tumulto de gritos; era o momento de calçar os patins e correr para a pista de patinagem. As crianças mais velhas ajudavam as pequenas, e os professores ajudavam todas. Finalmente, descansei num banco de madeira.
Nesse momento a porta principal se abriu e o nosso pastor entrou. Era um homem alto com um sorriso espontâneo, e os seus patins pendiam-lhe sobre os largos ombros. Deu um alegre 'Oi!' para todos e afundou-se no banco à minha frente para começar a desenredar os atacadores dos patins.
Como se tivesse surgido de lugar nenhum, uma multidão de crianças acotovelou-se ao redor dele. Pulavam, gritavam e tocavam-lhe nos braços na sua empolgação. Ver o seu Pastor patinando com elas seria um grande acontecimento! Todas pareciam querer chamar a atenção dele. Observei o cenário - sozinha, mas me divertindo. Era bom vê-las tão felizes e ofegantes.
De repente, tomei consciência de uma presença ao meu lado. Virei-me e vi uma das minhas alunas, uma criança muito preciosa e sensível. Ficou sentada quieta por um momento enquanto o ruidoso movimento continuava, e então mansamente tocou a minha manga. Os olhos dela estavam sombrios de preocupação.
"Eu não queria que a senhora se sentisse sozinha", explicou ela. As suas compreensivas palavras me apanharam de surpresa. E os bracinhos dela me rodearam num abraço intencional para dizer que eu também era valorizada.
É realmente de admirar que Jesus tenha dito que precisamos tornar-nos como criancinhas a fim de entrar no Céu?


Querido Senhor, a que distância estou do Céu hoje? Por favor, concede-me o coração de uma criança enquanto anelo o Teu reino. - Dawna Beausoleil



(Nota pessoal: Garanto que se fosse esta menina, iria levar de certeza consigo a sua boneca, mas este menino também não deixaria sozinha a sua professora. Conheço-os bem! E. E.)

NÃO TIVE MEDO

No amor não existe medo; antes, o Perfeito Amor lança fora o temor. I João 4:18

Eu vi-o parado na varanda da frente da minha casa quando entrei com o carro. Quase entrei em pânico. Todo aquele medo antigo tomou conta de mim, a ponto de eu sentir que não podia respirar. Um olhar me levou de volta à infância.
Não me lembro de ter havido uma época em que eu não tivesse medo dele. Eu tinha medo quando ele me batia, quando me tocava e quando me obrigava a tocá-lo, em todos os lugares errados. Ficava com medo até quando ele me olhava. Eu tinha por volta de uns oito anos de idade quando minha mãe notou que eu apresentava muitas marcas no corpo após uma visita a casa dele. Ela nunca mais me fez voltar lá.
Com o passar dos anos achei que fosse esquecer, mas não aconteceu assim. Eu tinha medo de todos os homens ao meu redor, embora tentasse não demonstrá-lo. Então conheci a Deus e, gradualmente, mais de 14 anos de ódio e medo começaram a diluir-se, enquanto a paz preenchia o vácuo.
E agora, depois de todos esses anos, ali estava ele, esperando que eu saísse da segurança do meu carro e fosse recebê-lo. "Deus, ajuda-me a não odiá-lo pelo que fez comigo", suspirei, enquanto pegava a minha carteira e abria a porta do carro. Com uma confiança no meu semblante, apenas superficial, fui caminhando até à casa. Ele não se havia mexido desde que eu chegara com o carro. Tentei sorrir e disse 'Olá'. Ele retribuiu o sorriso.
Olhando para ele, notei que nunca antes tinha reparado como ele era baixo. Toda a minha vida pensei nele como sendo a maior e mais assustadora pessoa que eu conhecia. Então entendi - ele não mais era grande, porque eu tinha conhecido Alguém Maior.
Sorri de novo, desta vez para valer. Conversámos um pouco. Então ele foi embora. Enquanto eu o observava se afastando, descobri que não estava triste por ele ter vindo; estava feliz. Nunca mais o vi, nunca descobri se ele tinha mudado ou se a única coisa que tinha mudado era a maneira como eu o via.


Acho que na verdade não é isso que importa, pois descobri naquele dia que não preciso ter medo de nada, já que Deus está comigo. O Seu amor me envolve e nesse amor não há espaço para o medo. E onde não há medo, não há ódio. - Salomé Marks



OS CAMINHOS DE DEUS

'Pois os Meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os vossos caminhos são os Meus caminhos', declara o Senhor. Isaías 55:8, NVI

Tinha sido uma inspiradora viagem missionária ao sul do México, onde tínhamos feito parte de um grupo que foi a uma aldeia montanhosa remota para fazer obra médica e dentária. Também tínhamos levado presentes para as crianças e todos nós sentimos a realidade do verso bíblico que diz: "Mais bem-aventurado é dar do que receber". Tudo tinha corrido bem. Agora era tempo de voltar para casa.
Chegámos ao aeroporto com tempo suficiente para embarcar no voo para a Cidade do México. Assim que chegámos ao balcão da companhia aérea, entretanto, percebemos que havia um problema. O nosso voo sairia atrasado por causa de nevoeiro na Cidade do México. Não havia nada que pudéssemos fazer a esse respeito, a não ser esperar. Quatro horas depois, embarcámos noutro voo para a Cidade do México, mas já era tarde para fazer a conexão com o nosso voo para Los Angeles. Originalmente havíamos planejado fazer várias ligações que nos levariam para casa no mesmo dia, mas agora tudo tinha sido alterado.
Sentimo-nos agradecidos quando finalmente chegámos aos Estados Unidos a tempo de tomar o último voo para o nosso destino final. E ficámos agradecidos pelos bons amigos que nos deram dormida, já que era tarde demais para irmos conduzindo até à nossa casa naquela noite.
Na manhã seguinte soubémos que uma tempestade de neve se havia abatido sobre a região montanhosa da nossa casa no período em que originalmente planejávamos chegar. As estradas tinham ficado intransitáveis e, dessa maneira, se tivéssemos chegado antes como era nossa intenção, não teríamos podido passar com o carro na ida para casa. Embora os nossos planos não se tivessem concretizado como achávamos que deveriam, Deus sabia o que era melhor para nós o tempo todo.


Muito obrigada, Senhor, por guiares os nossos passos. Quando há nevoeiro e não podemos discernir o futuro, ajuda-nos a entender que Tu, sim, vês o futuro e que os Teus caminhos são melhores do que os nossos. - Betty J. Adams


O BOTE SALVA-VIDAS DE DEUS

Porque Deus tanto amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigénito, para que todo o que n'Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16, NVI

A despeito do lapso de mais de 90 anos desde o acontecimento, considerei a leitura sobre a tragédia do naufrágio do Titanic uma experiência emocionalmente tocante. A história não é só imensamente triste; é inexprimivelmente frustrante! O desfecho poderia ter sido tão diferente - se tão-somente...
A lista dos "se tão-somente" é longa, mas vou selecionar apenas alguns:

- Se tão-somente o desenho do casco e dos compartimentos-estanque tivesse sido tão bom como havia sido alardeado.
- Se tão-somente o navio tivesse sido equipado com número suficiente de botes salva-vidas para todos os que se encontravam a bordo.
- Se tão-somente tivessem sido realizados ensaios de emergência com os passageiros e a tripulação.
- Se tão-somente os oficiais do navio tivessem dado mais atenção às advertências de gelo e procedessem mais cautelosamente.
- Se tão-somente o operador de rádio do navio mais próximo, Californian, tivesse permanecido no posto um pouquinho mais e ouvido os sinais de socorro do Titanic.
A lista prossegue.

A circunstância mais assombrosa para mim, entretanto, é o facto de que todos os botes salva-vidas, com excepção de um, afastaram-se do navio com alguns assentos vazios, com medo de que a sucção os puxasse para baixo quando o Titanic se afundasse. Recusaram-se a retornar em busca dos que se encontravam na água, com medo de serem engolidos. Os passageiros dos botes ouviam os gritos dos moribundos, mas nada fizeram para ajudar.

O facto me fez pensar. Poderia essa história repetir-se, em escala muito maior? A Palavra de Deus nos adverte de que o Planeta Titanic está no rumo do desastre. A boa notícia é que há espaço no bote salva-vidas da salvação de Deus para todo aquele que O escolher- mas as pessoas precisam de saber disso!
Pode ser tentador permanecer sentados, silenciosamente, enquanto outros lutam contra as ondas da ignorância ou do pecado. Preciso proferir constantemente palavras de esperança, encorajamento e ensino, proclamando que o resgate é iminente. Preciso estar sempre pronta(o) a estender amoravelmente a mão para ajudar um ou mais nadadores exaustos e aflitos a entrar no bote.


Querido Senhor, ajuda-me a ser hoje UMA VOZ DE ESPERANÇA. - Jennifer M. Baldwin

Textos do livro As Cores da Graça, Casa Publicadora Brasileira




O HOMEM DE QUE O MUNDO MAIS NECESSITA

... Talvez você não saiba, mas tem um encontro marcado com esse Homem. Mais do que qualquer outro, Ele é o Homem do seu futuro.
...
Pode ser que alguém diga: "Mas eu não quero vê-L'O, porque terei muito medo. Eu não saberia o que dizer-Lhe." É uma pena! Talvez você deva preocupar-se agora mesmo com essa entrevista. Ela poderá não ser tão desagradável quanto você imagina. Pessoalmente, tenho observado que, quanto mais influente a pessoa, mais receptiva se mostra. ...

E por que deveríamos revelar temor ao nos encontrarmos com o Homem que está acima de todos? Não poderia ser Ele o mais bondoso, cortês e amável de todos?
Admito que o futuro Governante do mundo seja grandemente ilustre e distinto. A Bíblia assim o declara. Em virtude do grande sacrifício que fez para salvar a humanidade, "Deus O exaltou soberanamente, e Lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos Céus e na Terra, e debaixo da Terra." Filipenses 2:9 e 10.

S. Paulo nos diz também que esse Homem foi posto "acima de todo o principado, e poder, e potestade e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro." Efésios 1:21.
Trata-se de uma Pessoa muito elevada! Não contribuirá isto para que seja inacessível? Por estranho que pareça, tal não acontece. A mesma Bíblia nos diz que Ele está ansioso para tornar-Se amigo de todos. Vejamos esta maravilhosa declaração: "O que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora." S. João 6:37. Por outras palavras, ninguém deve temer ser recusado quando se encontrar com Ele.

O autor da epístola aos Hebreus chega mesmo a incentivar-nos a irmos "com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno." Hebreus 4:16.
Mais importante ainda é que este Homem, que ocupa o trono, convida-nos pessoalmente a ir a Ele e com Ele conversar: "Vinde então, e argui-Me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã." Isaías 1:18.
Este é um convite maravilhoso, feito pelo Homem que logo governará o mundo. Gostaria de sugerir ao leitor que o aproveite agora, para não ter que se sentir preocupado depois com essa futura entrevista. Familiarize-se agora com Ele. "Mas como?" perguntará alguém, "não há maneira de alcançá-Lo, mesmo que se deseje fazê-lo."
Para sua felicidade, há uma maneira de chegar até Ele. Quando Ele criou o homem, no princípio, pôs-lhe no cérebro um mecanismo através do qual o homem pudesse comunicar-se com Ele em ambos os sentidos. Dessa forma, todo o ser humano dispõe desse meio. Por seu intermédio, podemos comunicar-nos com Deus e Ele connosco.
"Clama a Mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes." Jeremias 33:3. "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á." S. Mateus 7:7. São Paulo aconselhou os filipenses: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com acção de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. ... O meu Deus, segundo as Suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus." Filipenses 4:6, 7 e 19.

Visto que temos essa maravilhosa possibilidade, gostaria de sugerir ao leitor que inicie sem tardar a agradável tarefa de comunicar-se com Deus.
Daniel conseguiu comunicar-se com Ele quando estava na cova dos leões. Jeremias fê-lo do fundo de uma masmorra que havia no pátio duma prisão. São Paulo pôde comunicar-se com Ele de um navio açoitado pela tormenta. Assim, você também conseguirá comunicar-se com Ele, não importa onde se encontre nem em que condições esteja. Pode comunicar-se com Ele, caso deseje fazê-lo. E você deve fazê-lo!

Permita-me explicar a urgência disso: O Homem de que o mundo mais necessita é o Homem de que você necessita.


Num futuro não muito distante, Ele assumirá o governo do nosso mundo e estabelecerá o Seu próprio reino de justiça e paz - o reino mais feliz e glorioso que já existiu. Há seculos, Ele está procurando cidadãos para o Seu reino, e mantém um cuidadoso registo dos que desejam viver para Ele. Neste instante, "os olhos do Senhor" estão mais ocupados que nunca, percorrendo a Terra num esforço urgente de localizar "aqueles cujo coração é perfeito para com Ele." (II Crónicas 16:9). Pois essa é a espécie de pessoas de que Ele necessita para o Seu reino, e você pode ser uma delas.

Por certo, isto pode significar uma mudança radical na sua vida. E tal coisa é inteiramente indispensável.

Como Jesus disse a Nicodemos, um guia espiritual dos judeus: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." S. João 3:3. "Nicodemos perguntou: 'Como pode um homem nascer, sendo velho'?" S. João 3:4. A resposta de Jesus foi: "Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e, o que é nascido do Espírito é espírito. ... O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito." S. João 3:5-8.

Por outras palavras, todos os que são aceites como cidadãos do Seu reino devem experimentar uma mudança radical na mente, tão radical como se tivesse começado tudo de novo, como se tivessem nascido de novo.

Terão que pensar de maneira diferente e de maneira diversa agir, abandonando as coisas que saibam desagradarem a Deus, e fazendo aquilo que sabem que Lhe é agradável. Deixarão de agir como rebeldes e se colocarão ao lado dos leais.
Posso quase ouvir alguém dizer: "Isso signfica um esforço maior da minha parte. Terei que deixar, por exemplo, de fumar, de beber, de usar drogas, e só Deus sabe mais o quê!"
Isso mesmo. Mas não se preocupe. A operação pode ser feita instantâneamente e sem dor semelhantemente ao que acontece quando o vento sopra numa casa. Sê você abrir uma janela perto de onde está sentado, o vento entrará e, possivelmente, fará voar alguns papéis que estiverem sobre a mesa e, quem sabe até o jornal que esteja na sua mão. Você não verá o vento; contudo, notará os seus efeitos. Da mesma forma, se abrir a janela do seu coração para o Céu, o Espírito de Deus entrará e varrerá toda a espécie de coisas feias que ali se acumularam. Você poderá vencer hábitos que pensava jamais poder dominar. Repentinamente, tornar-se-á uma nova pessoa, com novos pensamentos, novas ambições, esperanças novas, novos propósitos, e estará preparado para ocupar um lugar no Seu reino.

O profeta Ezequiel expressou isso assim: "E vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne, e vos darei um coração de carne." Ezequiel 36:26.
Isto é uma repetição da experiência do novo nascimento que Jesus apresentou a Nicodemos. O coração de pedra, que não quer ouvir a voz de Deus, será substituído por um "coração de carne", terno, bondoso, brando e capaz de atender à voz de Deus. Poderíamos dizer que o Espírito Santo enternece o velho coração. Produzir-se-á uma transformação completa, enquanto o 'coração rebelde' abandona as suas ideias de rebelião e se entrega a Deus de todo o coração.
Valerá a pena permitir que o Espírito Santo realize essa transformação em você? Certamente. Se você se detiver para pensar por um instante em tudo o que o Governante do mundo, que está para vir, prepara para o futuro, para o seu futuro; todas as coisas maravilhosas que Ele pensa em fazer para o Seu povo, a fim de mantê-lo feliz por toda a eternidade, compreenderá que vale a pena fazer qualquer esforço, qualquer sacrifício, contanto que pertença a esse povo e receba a recompensa que Ele preparou.

Num lugar da Colúmbia Britânica, tenho uma pequenina casa com frente para o mar. Dirijo-me para lá quando quero escrever, ou quando desejo ter paz, descanso e inspiração, de acordo com a necessidade. É um lugar muito belo, com vista para o mar, para as árvores e as ilhas.
Às vezes me perguntam: "Porque comprou uma propriedade tão distante da sua residência? Demora-se tanto para chegar até lá, e é tão difícil encontrá-lo!"
Sei tudo isto. Significa viajar 1.600km, e encontra-se num lugar bastante isolado; contudo quando ali chego, esqueço todas as fadigas da viagem. Quando estaciono o carro diante da minha casa, vislumbro uma paisagem de beleza indescritível. O vento agita brandamente a superfície do mar, o sol ilumina as ilhas circunvizinhas; e ao longe avistam-se os cumes nevados das montanhas rochosas.
Isso me faz esquecer todas as preocupações e os fardos, e a longa viagem parece ter ocupado apenas um momento.

Assim acontecerá com o belo Lar que o Dirigente do mundo preparou para aqueles que O amam. Será algo tão belo que, quando o vir, você esquecerá todas as penúrias e dificuldades da viagem. Até se rirá de si mesmo por ter vacilado alguma vez em abandonar aquelas coisinhas tolas que o haviam impedido de chegar até lá.
Os anos da eternidade transcorrerão, sem que jamais você lamente ter escolhido servir a Deus de todo o coração. Nunca se cansará das magníficas coisas que verá ao seu redor. Jamais se sentirá fatigado com a companhia das pessoas bondosas e amáveis que viverão com você. E sempre se deleitará na contemplação daquele Ser admirável que governará o mundo de maneira tão maravilhosa. Ser cujo trono você poderá compartilhar de vez em quando; com Quem poderá conversar a respeito daquilo que desejar, desde os pormenores relativos à sumptuosa mansão que terá recebido, até aos segredos do mundo, que ainda não tenham sido revelados. Nessa ocasião você conhecerá "as abundantes riquezas da Sua graça, pela Sua benignidade." Efésios 2:7.

Não gostaria você de dizer-Lhe agora mesmo que deseja estar lá, e que está disposto a fazer qualquer sacrifício, contanto que possa chegar a esse lugar? E não se esqueça de agradecer-Lhe pelo Seu convite maravilhoso. Ele receberá a mensagem.
Depois disso, você poderá pronunciar a oração final de São João: "Ora vem, Senhor Jesus."
Apocalipse 22:20.

Oxalá venha o Homem de que o Mundo mais necessita!

Que venha, e ponha fim às dificuldades e conflitos! Que termine com as guerras existentes neste mundo! Que cure os doentes! Ressuscite os mortos! Que venha, e assuma o governo da humanidade! Que inicie o Seu reino de justiça e paz. Que traga os gloriosos anos da eternidade.
"Ora vem, Senhor Jesus!"

Arthur S. Maxwell no seu livro acima apresentado.