sexta-feira, 2 de novembro de 2012



1. O que é a morte?
A morte é o oposto da vida. Vejamos o que é a vida para que possamos compreender o que é a morte.
       - "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida: e o homem foi feito alma vivente" (Génesis 2:7, ver Job 33:4).
Vida é o que acontece quando Deus combina um corpo e a Sua sobrenatural centelha da vida. "Se lhes tiras a respiração, morrem, e voltam para o seu pó" (Salmo 104:29). Morte é o que acontece quando a centelha da vida se apaga, ou é removida do corpo.

2. Para onde vão os mortos, e o que fazem aí?

       - "Aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. Nunca mais tornará a sua casa" (Job 7:9 e 10).
       - "Finalmente é levado à sepultura, e vigia no túmulo" (Job 21:32).
       - "Se eu olhar a sepultura como a minha casa" (Job 17:13).
       - "Sai-lhes o espírito e eles tornam-se em sua terra: naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos" (Salmo 146:4).
       - "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem, tão-pouco, eles têm jamais recompensa, mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Até o seu amor, o seu ódio e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma neste século, em coisa alguma do que se faz debaixo do Sol" (Eclesiastes 9:5 e 6).
       - "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque, na sepultura, para onde tu vais, não há obra, nem indústria, nem ciência, nem sabedoria alguma" (Eclesiastes 9:10).
       - "Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio" (Salmo 115:17).
       - "Porque não pode louvar-Te a sepultura, nem a morte glorificar-Te: nem esperarão em Tua verdade os que descem à cova" (Isaías 38:18).
       - "Porque na morte não há lembrança de Ti; no sepulcro, quem Te louvará?" (Salmo 6:5).
       - "Seja-me lícito dizer-vos livremente, acerca do patriarca David, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está, até hoje, a sua sepultura. Porque, David não subiu aos céus" (Atos 2:29, 34).
A Bíblia diz que aqueles que morrem descem à sepultura. Não podem regressar às suas casas. Não "pensam, amam, odeiam, invejam, trabalham ou têm esperança". Nem podem louvar, glorificar ou lembrar o Senhor. Na realidade, na Bíblia, o termo descritivo mais comum para a morte é sono.
       - "Disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme ... Mas Jesus dizia isto da sua morte; ... Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto" (João 11:1-13).
Jesus, que tem a chave da sepultura e da morte, chama, à morte, sono. A Bíblia chama, muitas vezes, sono à morte. O termo sono, referindo-se à morte, é um símbolo de esperança, porque o sono não é permanente. Todos os que dormem na sepultura estão destinados a acordar.
       - "E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno" (Daniel 12:2).
       - "Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a Sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação" (João 5:28 e 29).
       - David disse: "Quanto a mim, contemplarei a Tua face na justiça; satisfazer-me-ei da Tua semelhança quando acordar" (Salmo 17:15).
       - Job disse: "Oxalá me escondesse na sepultura, ... Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança. Chamar-me-ias, e eu Te responderia" (Job 14:13-15).

3. Mas a Bíblia não ensina que a alma é imortal e que só o corpo morre?

Mortal quer dizer "sujeito à morte", e imortal quer dizer "não sujeito à morte".
       - "A alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18:20).
       - "Rei dos reis e Senhor dos senhores, Aquele que tem, Ele só, a imortalidade" (I Timóteo 6:15 e 16).
A Bíblia diz que as almas morrem, o homem está sujeito à morte e só Deus tem a imortalidade. A doutrina da imortalidade da alma é desconhecida em toda a Bíblia.

4. Quando é que os justos receberão a imortalidade?

       - "Todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. ...isto que é mortal se revista da imortalidade" (I Coríntios 15:51-53).
       - "Porque o mesmo Senhor descerá do Céu, com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor" (I Tessalonicenses 4:16 e 17).
       - "Porque, assim como todos morrem em Adão, assim, também, todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na Sua vinda" (I Coríntios 15:22 e 23).
As Escrituras são claras ao afirmar que o homem não é inerentemente imortal, mas que os justos receberão corpos imortais gloriosos quando Cristo regressar.

5. A nossa crença sobre o que acontece aos mortos é, realmente, importante?

Aquilo em que acreditamos sobre o que acontece aos mortos é de importância vital para os vivos, pelas seguintes razões:
       - a) O facto de que os mortos estão a dormir nas suas sepulturas oferece um supremo conforto aos vivos. Quer os nossos entes queridos morram na condição de salvos ou condenados, não estão a sofrer dor ou a entristecer-se com os desapontamentos e provações dos vivos. Todos os que morreram em Jesus estão a ser guardados em segurança, até à hora gloriosa da sua ressurreição, quando Jesus vier. Portanto, a experiência consciente seguinte será ver e ouvir o seu Redentor com todos os Seus santos anjos a vir buscá-los para o Seu reino. Ele acordá-los-á para receberem os seus corpos imortais moldados como o Seu próprio corpo glorioso (Ver Filipenses 3:20 e 21; I Coríntios 15:50-57). Depois, todos os que amaram Deus, quer estejam vivos ou tenham morrido, serão reunidos para entrar juntos no reino do Céu como uma família glorificada (Ver Hebreus 11:35-40; I Tessalonicenses 4:15-17).
       - b) A crença na imortalidade natural da alma é um ataque ao evangelho de Jesus Cristo. A imortalidade é um dom sobrenatural do sacrifício redentor de Cristo para os pecadores. Se a minha alma já é imortal, então não preciso de Cristo para me salvar da morte, e Cristo morreu em vão (Ver Romanos 3:23; 6:23).
       - c) Se, na morte, todos vão imediatamente para a sua recompensa, Cristo não necessita de voltar para ressuscitar ninguém.
       - d) É uma questão em quem se acredita. Deus diz: "Certamente morrerás" (Génesis 2:17). Satanás diz: "Certamente não morrerás" (Génesis 3:4). Em quem vai acreditar e a quem vai seguir?
       - e) Uma compreensão correta do estado do homem na morte é a nossa defesa mais segura contra o espiritismo, o engano de Satanás.

6. Quando arde o fogo do inferno?

No fim do mundo.
       - "Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo" (Mateus 13:36-42, 49).
       - "E reservar os injustos, para serem castigados" (II Pedro 2:9).
Note bem: o castigo vem no fim do julgamento, não após a morte como é popularmente ensinado.
       - "Porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a Sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação" (João 5:28 e 29).
Estão retidos na sepultura para o castigo até à volta de Cristo e do Seu reino no fim do milénio.
       - "Mas os outros mortos não reviveram até que os anos se acabaram. ... e foram julgados, cada um, segundo as suas obras. E a morte e o inferno (do grego hades) foram lançados no lago de fogo" (Apocalipse 20:5, 13 e 14).

7. Onde arde o fogo do inferno?

Nesta Terra.
       - "E subiram sobre a largura da Terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu, e os devorou" (Apocalipse 20:9).
       - "Eis que o justo é punido na Terra; quanto mais o ímpio e o pecador!" (Provérbios 11:31).
       - "Mas os céus e a Terra que agora existem, ... se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios. ...Mas o dia do Senhor virá como ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a Terra e as obras que nela há se queimarão" (II Pedro 3:7, 10).
Um dia, o fogo do inferno queimará toda a superfície da Terra e destruirá todo o traço de pecado e pecadores.

8. Durante quanto tempo arderá o fogo do inferno?

Até os ímpios serem consumidos. Sete razões pelas quais o inferno não arderá eternamente:
       - a) O inferno arderá na superfície da Terra, depois a Terra será recriada como o lar dos salvos (Ver Apocalipse 20:9; II Pedro 3:12 e 13).
       - b) Deus é justo e bom; castiga os pecadores perdidos na proporção das suas obras (Ver Deuteronómio 32:4; Lucas 12:47 e 48; Apocalipse 22:12).
       - c) O homem não é imortal (Ver Génesis 3:22, 24; Ezequiel 18:20).
       - d) Deus é amor. Você e eu não torturaríamos os nossos filhos para sempre, não importando quão desobedientes tenham sido. Será que somos mais amorosos do que Deus? (Ver Jeremias 31:3; Isaías 55:9).
       - e) Deus diz que o salário do pecado é a morte, não a tortura eterna (Ver Romanos 6:23; Ezequiel 16:4).
       - f) Deus planeia erradicar o pecado, não imortalizá-lo (Ver I Coríntios 15:26; Apocalipse 20:14).
       - g) Deus planeia destruir os ímpios e di-lo muitas vezes na Bíblia (Salmo 21:9; 37:10; 9:5 e 6).

9. O que é o inferno?

Na Bíblia, a palavra inferno é usada 54 vezes e só em 12 dos casos se refere a um local a arder.
No Velho Testamento:
       - a) A palavra "seol" é usada 31 vezes e significa sepultura, um local de sepultamento.
No Novo Testamento:
       - b) A palavra "tártaro" é usada 1 vez e refere-se a um local de "escuridão e encarceramento" para o diabo.
       - c) A palavra "hades" é usada 10 vezes e é equivalente a "seol".
       - d) A palavra "geena" é usada 12 vezes e refere-se a um local de depósito de lixo fora de Jerusalém, onde o fogo era mantido aceso para destruir os refugos; o fogo destruía os cadáveres que as larvas não consumiam. O uso da palavra "geena" (a lixeira da cidade) como fogo do inferno, indica claramente que o fogo do inferno é para destruir e erradicar o refugo do pecado no Universo, não para o perpetuar por toda a eternidade. A promessa de Deus é que a destruição chegará a um fim perpétuo (Salmo 9:6).

As Escrituras descrevem claramente o lugar dos mortos. A palavra usada para esse fim no Velho Testamento é "seol", e a palavra correspondente no Novo Testamento é "hades". Elas denotam, como prova o seu uso, um lugar de silêncio, segredo, sono, descanso, escuridão, corrupção e larvas. São nomes para os sítios dos mortos, tanto justos como injustos. Os justos mortos estão ali; pois na ressurreição elevarão o grito vitorioso: "Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno (do grego hades), a tua vitória?" (I Coríntios 15:55). E os ímpios mortos estão também ali, pois na ressurreição para a condenação é dito que a morte e o inferno (do grego hades) os entregam {Apocalipse 20:13). Que o hades do Novo Testamento é o seol do Velho Testamento, é evidente no Salmo 16, comparado com Atos 12:2.
Portanto, Salmo 16:10 diz: "Pois não deixarás a minha alma no inferno" (Hebraico seol); e o Novo Testamento faz uma citação direta desta passagem e, para seol, usa a palavra hades (Atos 2:27).
Seal e hades (a sepultura) é qualquer local físico onde os mortos são enterrados (Ezequiel 32:18-32).

Texto e Imagens da Revista Trimestral Sinais dos Tempos, 3º Trimestre 2012, Publicadora SerVir.
Revista sempre com matérias de grande interesse e profundidade!
(Faça a sua assinatura ou compre avulso, se desejar)



NISTO CREMOS