segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

MAIS DO QUE VIOLÊNCIA! PERVERSIDADE!


COMO PROTEGER O SEU FILHO DO ABUSO SEXUAL

Sinais a Procurar e O Que Dizer aos Vossos Filhos

Parece-nos que ouvimos muita coisa sobre o abuso sexual de crianças, através de amigos, da televisão, e dos jornais. Sabe como é: "Ouviste falar do... Ele foi preso por molestar uma menininha." Ou talvez um rapazinho.

Estas notícias levantam questões muito sérias. Quem são estas pessoas chamadas 'molestadores sexuais' ou 'pedófilos'? É possível identificá-los com antecedência? O que é que devemos dizer aos nossos filhos que ajude a protegê-los de uma coisa tão horrível?

Durante as últimas décadas, muitos autores pegaram no assunto do abuso sexual sem escreverem detalhadamente sobre quem o faz. Mas os investigadores estão a pôr a descoberto muita informação que poderá ajudar os pais, professores, ou apenas bons cidadãos. Muitas das seguintes informações foram dadas em primeira mão num artigo de investigação intitulado Prevenção do Abuso Sexual de Crianças. O que os Pedófilos nos Dizem", da autoria de Browne e Kilcoyne, publicado na Child Abuse and Neglect. Browne e Kilcoyne relatam aquilo que 91 pedófilos lhes disseram.

A maior parte dos molestadores tem entre 30 e 42 anos. Metade deles era casado na altura em que cometeu essas ofensas. Trinta e cinco por cento tinham profissões sólidas; 93% só abusavam de crianças e 30% já tinham abusado de 10 vítimas ou mais. As meninas eram o alvo de 58%, só rapazes apenas 14%, e 28% molestavam tanto meninas como rapazes. Um terço dos pedófilos foi preso por abusarem dos seus próprios filhos, outro terço não conheciam as suas vítimas; e o terço restante eram familiares ou amigos. Todos os molestadores eram homens.

Os molestadores de crianças revelam que uma característica que normalmente procuram numa vítima é a falta de auto-confiança. "Pode-se detectar uma criança que não tem confiança própria e fazer dela um alvo elogiando-a e dando-lhe atenção positiva." Todos eles procuraram, ainda, uma criança com quem pudessem desenvolver um relacionamento. "A não ser que a criança e eu gostemos um do outro e nos achemos atraentes, nada se conseguirá. Tenho de sentir que sou importante e especial para a criança e que lhe estou a dar o amor que ela necessita e não tem."

Muito frequentemente, procuram as suas vítimas em lugares públicos e depois tentam ser aceites nas suas casas. As vítimas são encontradas, muitas vezes, nas escolas, nos parques de diversão, centros comerciais, arcadas - todos os lugares onde as crianças se juntam.

Lugar e Estratégia do Abuso

Os abusos têm lugar, na sua maioria, na casa dos molestadores (61%), na casa da criança (49%), ou fora de portas (44%).

Por ordem decrescente de frequência, as estratégias usadas pelos pedófilos são:

Brincar e ensinar actividades.
Isolar a criança tomando conta dela.
Dar uma boleia para casa.
Oferecer compreensão ou amor.
Ganhar a confiança da família da criança.
Muitos oferecem-se para jogar com as crianças ou para lhes ensinar algum desporto.
As pessoas que tomam conta da criança começaram por falar de sexo com a vítima,
oferecendo-se para lhe dar banho ou para a ajudar a vestir-se.
Também dizem à criança que o acto sexual será bom para ela e para a sua educação,
que é isso o que fazem as pessoas que se amam.

Quase todos os molestadores disseram que, assim que desenvolvem uma estratégia, a usam sempre que contactam a sua vítima.

O Primeiro Contacto Sexual

Durante o contacto sexual inicial os pedófilos falam sobre sexo, utilizam toques acidentais, dão prendas (subornos), ou usam persuasão verbal. Só em 19% dos casos é que a força física foi usada no primeiro contacto. A maior parte dos molestadores iniciam o abuso testando a reacção da criança ao sexo, falando sobre sexo, usando materiais sexuais, ou aumentando subtilmente os toques sexuais. Se a criança reagir à menção do sexo, os abusadores retraem-se, esperam algum tempo, e voltam, aos poucos e com gentileza, a falar de sexo. Apenas um quarto dos molestadores ameaçaria a criança com algum dano físico, caso ela não coopere. O relacionamento abusivo mantinha-se quando o molestador ameaçava terminá-lo ou ameaçava culpar a criança vitimada.

Os pedófilos preferiam, muitas vezes, as crianças aos adultos, porque as crianças são menos ameaçadoras e porque estavam à procura de algo 'novo' num relacionamento. Metade dos ofensores achou que as vítimas não ficaram angustiadas ou em sofrimento devido ao incidente e quase dois terços temiam que a criança os denunciasse.

Recomendações aos Pais e Professores

Os molestadores sugerem que os pais e os professores necessitam de instruções específicas sobre o que dizer às crianças. "As crianças são fáceis de enganar quando não têm a mínima ideia do que eu estou a tentar fazer". Dizem ainda que "as crianças deviam evitar sítios isolados, remotos. À noite, não brinquem em vãos de escada ou ruas desertas; nunca brinquem às escondidas sozinhos - escondam-se em grupos."

Eles recomendam que "as crianças são demasiado crédulas e devem ser avisadas de que nem toda a gente merece confiança", e que as crianças deviam dizer quando alguém as tenta enganar: "faça sugestões estranhas ou fale sobre sexo ou pareça tocar-lhes ou roçar-se nelas acidentalmente." Os pedófilos dizem que raramente se dirigem a grupos de crianças.

Nunca deixe que os seus filhos vão a uma casa de banho pública sozinhos. "Um bom lugar para se fazer uma espera é nos restaurantes do tipo hamburger. Especialmente os rapazinhos, vão sozinhos às casas de banho, e nunca esperam que alguém tente tocar-lhes. Muitas vezes, as crianças ficam demasiado embaraçadas até para gritarem." Os criminosos dizem que os pais deviam ensinar os filhos a "saírem da casa de banho a gritar se alguém tentar tocar-lhes."

"A melhor altura para contactar as crianças é quando regressam sozinhas a casa, a pé, vindos da escola." "Nunca devem aceitar boleias." "As crianças são muito confiantes. De início pergunto-lhes as horas. E rapidamente ganho a sua confiança. É difícil para elas afastarem-se." "Tento parecer respeitável pois isso engana as crianças." "Devem ser ensinadas que se forem seguidas devem correr para alguma casa e bater à porta, a gritar."

As pessoas que tomam conta de crianças dizem que "as crianças caem sempre por alguma ideia que as deixe ficar a pé até mais tarde, se brincarem a um jogo secreto com elas." Os pais devem tomar medidas especiais para se certificarem de que conhecem bem a baby-sitter, que verificaram as referências dadas, e que dizem aos filhos quais as perguntas que farão sobre ela quando regressarem a casa.

Os pais também devem ter cuidados com familiares e outras pessoas que parecem muito carinhosos. Alguns molestadores declaram que abusam das crianças na mesma sala em que estão os pais, sem que ninguém dê por isso. Deve-se ensinar as crianças a diferença entre um 'toque bom' e um 'toque mau'. Dizer-lhes que têm todo o direito de não ficarem ou estarem com alguém com quem não se sintam bem. Um pedófilo disse que as crianças que são muito castigadas, são os alvos mais fáceis: "Dou-lhes amor."

Sugerem que as mães sozinhas são as mais fáceis - "a mãe está cansada por trabalhar demasiado e agradece quando eu fico algum tempo com os miúdos."
Os molestadores recomendam que os pais e professores devem "acreditar nos miúdos". Ensinem-nos a contar aos seus pais sempre que alguém lhes toque acidentalmente.

Dr. Gary Hopkins, Professor Investigador, Director do Centro de Pesquisa para a Prevenção e do Centro de Pesquisa do Impacto dos Meios de Comunicação da Universidade de Andrews, Michigan, EUA  in  Saúde & Lar (Links 4LS).


A INOCÊNCIA


"Uma menininha, diariamente, vai e volta andando para a escola.
Apesar do mau tempo daquela manhã e de nuvens se estarem formando
ela faz o seu caminho diário para a escola.
Com o passar do tempo, os ventos aumentaram, os raios e os trovões.
A mãe pensou que a sua filhinha poderia ter muito medo no caminho
de volta, pois ela mesma estava assustada com os raios e os trovões.
Preocupada a mãe, rapidamente entrou no seu carro
e conduziu pelo caminho em direcção à escola.
Logo ela avistou a sua filhinha andando. Mas a cada relâmpago,
a criança parava, olhava para cima e sorria.
Finalmente, a menininha entrou no carro e a mãe curiosa perguntou:
- O que estás fazendo?
E a garotinha respondeu:
- Sorrindo! Deus não pára de tirar fotografias minhas!"


Deixai vir a Mim as crianças, e não as impeçais, porque das tais é o Reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele. E, tomando-as nos Seus braços, as abençoou, pondo as mãos sobre elas. Marcos 10:14-16

E qualquer que receber em Meu nome uma criança tal como esta, a Mim me recebe. Mas qualquer que fizer tropeçar um destes pequeninos que crêem em Mim, melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse nas profundezas do mar. Mateus 18:5, 6

Castigarei os que gostam de ... praticar actos imorais. Eu os castigarei pelo que têm feito. Eu, o Senhor Eterno, falei. Ezequiel 11:19, 21

Mas Deus Também Diz:


Eu lhes darei um coração novo e uma nova mente. Tirarei deles o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração humano, obediente. Ezequiel 36:26
Dar-vos-ei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei um coração de carne.
Noutra versão bíblica

Oxalá o homem/mulher queira e deixe ser ajudado por Deus!

Deus ama-o! Aceite a boa mensagem do cântico - Ele Vai-te Alcançar - Links 5M