domingo, 15 de janeiro de 2012

COMO DESFRUTAR DE PAZ INTERIOR





No íntimo do coração de todo o ser humano há sempre um anelo intenso de paz e de permanente segurança.

Em busca da paz, algumas pessoas entregam-se aos prazeres sensuais como o uso de drogas alucinógenas, perversão sexual, glutonaria, embriaguez, etc.

Outros buscam-na acumulando vastas riquezas. Há os que crêem que alcançarão essa paz interior mediante a aquisição de conhecimentos, realizando viagens, praticando desportos e, às vezes, adoptando uma religião. Mas todos esses esforços humanos produzem sempre os mesmos resultados: frustração, desespero e revolta.

As Sagradas Escrituras ensinam-nos que no princípio Deus criou o homem à Sua divina imagem (Génesis 1:27). A criação do homem foi o acto culminante do poder criador de Deus no planeta Terra. Deus criou um homem perfeito, santo, de configuração harmoniosa, e em perfeita paz consigo mesmo e com o seu próximo. Pela sua aparência exterior, carácter moral, sensibilidade espiritual e capacidade intelectual, o homem era um reflexo de Deus. Num sentido relativo, o homem foi feito como Deus. E foi criado com a capacidade de poder viver para sempre na companhia do seu Deus.

A tragédia do pecado interrompeu abruptamente esta perfeita condição de homem semelhante a Deus. A súbita aparição do pecado neste planeta produziu mudanças profundas e de enormes consequências para a raça humana.

Toda a família humana, tanto pela sua própria natureza como por escolha própria, ficou debaixo do pecado. "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" Romanos 3:23. E "o salário do pecado é a morte" Romanos 6:23.

No seu estado de depravação espiritual e moral, o pecador tem buscado em vão encontrar a salvação. Todos os esforços humanos para alcançar paz interior e restauração têm-se demonstrado equivocados e infrutíferos.

A salvação só se consegue por meio da graça de Deus, que opera através da fé.
"Não por obras, para que ninguém se glorie" Efésios 2:9.

Se   fosse   possível   ao   pecador   obter   a   salvação   mediante   esforços   humanos,
não   teria   havido   necessidade   do   sacrifício   de   Cristo   na   cruz.

A total incapacidade do homem para redimir-se a si próprio está claramente exposta em Romanos 3:10-14, 24-26.

A RESTAURAÇÃO GARANTIDA EM CRISTO


Contemplada desde a divina perspectiva de Deus, a raça humana tem uma feliz e gloriosa alternativa perante a separação e a morte. Esta é a reconfortante e bendita certeza interior do perdão, libertação e restauração à imagem de Deus.

Nenhuma outra coisa, senão a obediência, pode satisfazer os requisitos da Santa Lei de Deus. Dado que o homem é totalmente incapaz de prestar perfeita obediência mediante os seus próprios esforços, Cristo tornou-Se voluntária e vicariamente o Substituto, o Perfeito Sacrifício, e o Dom de Deus para a salvação do homem. João 3:16.

Num emocionante acto de insuperável amor e graça, Deus entregou-Se decididamente à tarefa de garantir a restauração total de todo o membro da raça humana que creia no Seu Poder Salvador e O Aceite de todo o coração.

A primeira etapa desta restauração chama-se JUSTIFICAÇÃO.

Na Justificação afirma-se a eficácia do Plano Redentor de Deus.

Em Romanos 5:1 destaca-se o profundo segredo da paz interior que o homem encontra em Deus.

"Justificados, pois, pela fé, temos paz com Deus."

Isto significa que quando o crente é Justificado pela generosidade de Deus, ocorre na sua vida algo de radical, instantâneo e completo.

O primeiro passo fundamental na justificação é crer em Jesus Cristo como o único Salvador do homem. O crer em Jesus Cristo não é simplesmente crer no que Ele diz como sendo verdade absoluta. É, antes, render totalmente o nosso ser, pela fé, entregando-o nas mãos de Cristo mediante a plena Aceitação da Sua Soberania sobre as nossas vidas.

Deus justifica o crente num acto instantâneo e completo. O ser justificado, de acordo com o significado básico da palavra, é "estar bem" com Deus. Em determinado momento, o pecador está perdido, desesperançado e numa condição totalmente inaceitável. Mas no momento seguinte, mediante uma miraculosa demonstração de divino amor e de graça, o mesmo pecador torna-se aceitável e está justificado, livre e cheio de esperança e segurança.

Desde que o pecador aceita a Cristo pela fé, nesse mesmo instante é 'feito justo' ou 'declarado justo', ou 'considerado justo', por Deus. O crente não é agora apenas um pecador absolvido mas também um Filho totalmente Restaurado e Reconciliado com o seu Pai Celestial.

A justificação não é apenas uma absolvição, mas também uma aprovação.
Não apenas um acto de perdão, mas uma promoção a um novo estado.
O perdão vem sempre acompanhado de restauração.
Por meio da Justificação, o pecador chega de novo a 'estar de bem' com Deus
para começar uma nova vida vitoriosa em Cristo.


O RESULTADO AUTOMÁTICO DA JUSTIFICAÇÃO



Romanos 5:1 é um elemento fundamental das boas novas do evangelho de salvação. Assegura à humanidade a infinita disponibilidade e idoneidade de Deus para salvar ampla e totalmente a todos os que crêem. "Justificados, pois, pela Fé, temos Paz com Deus, Por nosso Senhor Jesus Cristo."

O tempo verbal, 'temos', implica claramente que: Os Que São Justificados Pela Graça De Deus Desfrutam De Paz Interior, De Verdadeira Serenidade E Absoluta Segurança, Como Uma Realidade Presente.


A profunda satisfação do crente ao saber:

               que está perdoado
               que está bem com Deus
               que está livre de condenação
               que foi declarado filho de Deus
               que tem a promessa da vida eterna
               é razão mais do que suficiente para que possa desfrutar de Paz Interior.


A serenidade imperturbável que produz a Justificação, acrescenta novas dimensões ao crente justificado. Como o mel que flui das colmeias, a Paz, o Gozo, a Paciência e a Esperança fluem livre e progressivamente da vida dos que são Justificados pela graça de Deus. Romanos 5:1-5.

Outra razão para desfrutar da Paz Interior que produz a Justificação, é o facto de que todos os que aceitam a Graça Salvadora de Deus estão Completos em Cristo. Colossenses 2:10.

Estar completo supõe:

               Limpeza Completa (Colossenses 2:11)
               Completo Perdão (Colossenses 2:13)
               Completa Liberdade em Cristo (Efésios 1:19 até Efésios 2:6)
               Completa Justificação (Romanos 5:1, 19; Colossenses 2:14).


Os que crêem não estão meio limpos, ou meio perdoados, ou meio justificados. A obra que Deus faz é Eficaz, Completa e está Garantida pelo Precioso Sangue de Cristo.

Em Vista Desse SUFICIENTE E VICÁRIO SACRIFÍCIO DE CRISTO, Já Os Pecadores Não Têm Que Morrer Pelos Seus Pecados, Visto Que Ele Sofreu Na Cruz O Castigo Do Pecador.

Escreveu o apóstolo João: "E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em Seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a Vida" I João 5:11, 12.

O Aceitar Humildemente Esta Sublime Oferta É Ser Justificado Pela Graça Infinita De Deus.

E  SER  JUSTIFICADO  É  TER  PAZ  COM  DEUS  MEDIANTE  JESUS  CRISTO.

A Fórmula É Muito Simples: "Crê No Senhor Jesus Cristo E Serás Salvo, Tu E A Tua Casa" Actos 16:31.

Jorge Brown



Ainda pode ouvir o bonito cântico - Justificado - Links 5M