sábado, 10 de setembro de 2011

NÃO TE DEIXES VENCER PELA ADVERSIDADE



"Meu querido defunto" era a expressão com a qual a novelista George Sand costumava dirigir-se ao famoso músico polonês Frederico Chopin (1809-1849). Ele próprio dizia, referindo-se aos relatórios dos médicos que o atendiam: "Um disse que eu morreria, o segundo afirmou que estava moribundo e o terceiro declarou que eu já estava morto." Antes de completar os 40 anos, o noticiário tinha publicado várias vezes a notícia da sua morte.

Quando Chopin tinha 20 anos, as mulheres se condoíam e se compadeciam dele pelo seu lamentável aspecto de moço fraco. A tuberculose pulmonar tinha causado estragos no seu pobre organismo. O seu pai, um comandante francês casado com uma mulher polonesa, estava em bancarrota.

Quando a Polónia se levantou em armas, os seus amigos correram apressadamente em seu socorro, mas o pálido Frederico estava muito doente para se unir a eles. Fugiu para Viena levando um punhado de terra polonesa. Posteriormente radicou-se em Paris.

Que quadro mais patético! Uma flor que acaba de desabrochar para a vida, murcha pelo vento escaldante da adversidade. Morrendo aos poucos, Chopin trabalhou febrilmente para compôr 54 mazurcas, 11 polonesas e 17 canções polacas. Fantasias, valsas, prelúdios e baladas fluíam da sua pena acionada agilmente pelos seus pálidos e trémulos dedos. Apegando-se desesperadamente à vida, e lutando contra a pobreza, Chopin esculpiu o seu nome na rocha da fama, e não se deixou vencer pela adversidade.

Alexandre Pope, poeta e filósofo inglês do século 18, era tão deformado e corcunda que precisavam de envolvê-lo num pano resistente para que pudesse manter-se erguido. Não conseguia levantar-se nem deitar-se sem auxílio. Apesar do seu infortúnio, elaborou um plano de trabalho para si mesmo quando tinha apenas 12 anos, e seguiu-o até ao final da sua vida. A sua deformidade e as suas constantes dores de cabeça não o impediram de apresentar uma abundante produção literária. Pope enfrentou a adversidade e não permitiu que esta lhe inutilizasse a vida.

Uma adolescente escreveu o seguinte a uma amiga:

"Querida Eugénia: Estou no hospital sofrendo de uma doença grave. Não consegui dormir bem durante uma semana. Estou muito nervosa e sinto muitas dores. Acho que irei passar bastante tempo aqui. Não é maravilhoso que Deus tenha permitido que me internasse neste belo hospital?
O que os médicos me fazem é doloroso, mas estou agradecida pela atenção que me dispensam. O Senhor Jesus fez muito por mim, e não encontro palavras para Lhe agradecer.
A mamã piorou. Colocaram-lhe um balão de oxigénio noutro andar deste mesmo hospital. Creio que terão de a operar ao coração como último recurso para lhe salvarem a vida. O papá continua tão ocupado como sempre. Depois de separar-se da mamã, não quer saber nada de nós, seus seis filhos. Eu sou a mais velha, de maneira que se acontecer alguma coisa com a mamã, terei de cuidar dos meus irmãos. Estou alegre por ser cristã, pois não poderia fazê-lo se Jesus não morasse em mim e me desse a força e a coragem de que necessito para enfrentar todas as angústias que me aguardam."

Esta é uma carta que revela o optimismo e a confiança da sua jovem autora. A adversidade tinha erigido diante dela uma muralha que parecia intransponível. Não obstante, o seu valoroso espírito não se curvou diante dos impiedosos golpes. Em lugar disso, manifestou a sua radiante confiança em todos os momentos. Não ficou a lamentar-se nem a condoer-se de si mesma, mas valeu-se da adversidade para fortalecer o seu carácter e lutar para colocar-se acima dos obstáculos.

Quando os colegas do jovem Napoleão zombavam dele por ser pobre e não proceder de nenhuma família de projecção, procurou corrigir essa desventura estudando conscienciosamente, de maneira tal que em pouco tempo venceu os que dele se riam, e eles se viram obrigados a respeitá-lo, porque ele se tornara um aluno que honrava a academia.

A adversidade tem temperado o carácter de muitos homens, e fê-los produzir obras que resistiram aos efeitos destruidores dos séculos:

Daniel Defoe escreveu no cárcere o seu Robinson Crusoe;
João Bunyan produziu o seu imortal O Peregrino enquanto estava atrás das grades.
Walter Raleigh também escreveu a sua História Universal na prisão;
Lutero traduziu a Bíblia para o alemão exilado no Castelo de Wartburg
assim como Dante compôs no deserto o seu famoso poema, a Divina Comédia.


Na Natureza vemos o mesmo efeito revigorante e enrigecedor da adversidade. Por exemplo, tomemos duas bolotas do mesmo carvalho e plantemos uma num bosque e a outra numa lombada descoberta, batida pelo vento e pela chuva. O que acontece? A pequena árvore que nasce e cresce no bosque é débil e fina. Não se transforma num poderoso e firme exemplar, porque vive ao amparo de outras árvores que a protegem do vento e das tempestades. E a arvorezinha que nasce no campo descoberto? As suas raízes se alastram em todas as direcções, firmando-se nas pedras e afundando no solo. Cada raizinha se firma como se fora a única a suportar o peso da árvore e a resistir aos embates das ventanias. Por alguns instantes parece que o pequeno carvalho deixou de crescer, mas isso deve-se ao facto de ele estar a utilizar a sua energia para se firmar numa rocha que a raiz encontre no caminho. E assim cresce até se tornar num carvalho adulto. As rajadas violentas que lhe agitam a copa jamais poderão desarreigá-lo, e o seu único efeito será firmar ainda mais as suas raízes nas pedregosas entranhas da terra.

O jovem que luta intensamente para abrir caminho por entre a sociedade tão competitiva, muitas vezes encontra-se inesperadamente com os cruéis assaltos da adversidade: falta de dinheiro, sentimento de inferioridade por algum defeito ou característica que possua, doença ou morte de pai ou mãe, falta de amigos; enfim, tantas outras formas que esta possa assumir.

Que fazer? Pode tomar duas atitudes: renunciar à luta, ou, pelo contrário, lançar mão dos seus recursos interiores, da sua força de vontade, da confiança em si mesmo, da fé em Deus, e dedicar-se com paciência e firmeza a superar os inconvenientes, e construir o futuro.

É muito comum acovardar-se um jovem diante da adversidade. Afinal, é ele um ser que está passando por uma série de mudanças que, comumente, lhe são conflitantes (por exemplo, o desenvolvimento sexual, a luta contra a autoridade dos pais em busca de independência, movimentação no mundo dos adultos). Essas mudanças problemáticas consomem-lhe uma quantidade considerável de energia e de atenção, que seriam necessárias para enfrentar as dificuldades de outra espécie que lhe surjam no caminho. Assim, encontramos jovens desorientados, às vezes vencidos, sem ideias de superação e de progresso, que abandonam a sua preparação para a vida aos 14, 15 ou 17 anos, porque a adversidade lhes bateu à porta e não souberam como encará-la.

O adolescente que fracassou nos estudos (às vezes contra a sua vontade); o que luta pela sua independência diante de pais autoritários e incompreensíveis; o que vive com familiares que não têm consideração por ele e não lhe proporcionam o afecto que tanto anela; o que vive angustiado por dúvidas e incertezas. Esse adolescente ou jovem cai facilmente presa do desânimo, e procura por todos os meios fugir dessa situação perturbadora.

E pode fazê-lo de diversas maneiras: dedicar-se apaixonadamente aos desportos e descuidar-se dos estudos; passar a maior parte do tempo fora de casa; aparecer apenas para dormir, às vezes para comer, e em alguns casos desaparecer definitivamente. Liga-se a grupos de adolescentes ou jovens e torna-se amargo e agressivo contra a sociedade; une-se a uma jovem e dedica-lhe todo o seu tempo, carinho e dinheiro, deixando de lado actividades importantes como o trabalho e os estudos. Enfim, não importa o meio escolhido, é sempre uma forma de protestar contra a situação aflitiva, um meio de escape.

É evidente que nenhuma dessas possibilidades constitui um caminho conveniente, pois embora se esqueça momentaneamente do problema, não o soluciona, e com os anos chega a afligir-se ainda mais, pois por causa do tempo e oportunidades perdidas, vê-se sem uma profissão na vida, limitado a um salário mínimo; descontente, frustrado.

Que fazer então?

Em 1º lugar convém analisar pormenorizadamente a situação adversa, se possível com um adulto idóneo, compreensível e competente (psicólogo, médico, conselheiro espiritual). Após ter compreendido a verdadeira grandiosidade do conflito (pois o adolescente entregue aos seus próprios pensamentos e conhecimentos pode exagerar a gravidade do problema), estará mais em condições de avaliar os meios necessários para superá-lo. Ao realizar essa tarefa, deve-se lembrar de que possui potencialidades que talvez não tenha descoberto, que a sua força de vontade pode alcançar níveis de desenvolvimento não imaginados e que a sua confiança nele mesmo se irá fortalecendo ao conseguir pequenas vitórias. Por outro lado, há um Deus Todo-Poderoso que o ama infinitamente, e está disposto a ajudá-lo de maneira maravilhosa.


Jovem leitor (ou adulto), se acha que a adversidade o rodeia, não se deixe vencer! Firme a sua confiança e leve em consideração estes conselhos. Decida corajosamente reestruturar a sua vida. Faça planos bem traçados e esforce-se dia-a-dia para colocá-los em prática. Não perca tempo compadecendo-se de si mesmo, lamentando-se da sua má sorte e fujindo dos problemas. Invista corajosamente contra a situação adversa e faça ir pelos ares os obstáculos que se opõem à sua felicidade e ao seu êxito!

Sérgio V. Collins in Revista MOCIDADE, Casa Publicadora Brasileira (CPB)