domingo, 1 de abril de 2012

POR DETRÁS DOS "FICHEIROS SECRETOS"


Uma tatuagem falante ordena ao seu dono que mate. Um evangelista que cura pela fé, usa os seus poderes para propósitos escuros. Assassinatos em série são relacionados com uma menina que é a reencarnação de um polícia que foi assassinado no preciso momento em que ela era concebida.

Estes são alguns dos fenómenos paranormais investigados por dois agentes do FBI na multi-premiada série televisiva The X-Files. Mulder (David Duchovny) viu a sua irmã ser sequestrada por extraterrestres e acredita verdadeiramente no paranormal. A Dra Dana Scully (Gillian Anderson) continua uma pessoa céptica que só põe a sua fé na ciência e na razão. Os slogans da série são "A Verdade Está Além", "Não Confies em Ninguém" e "Eu Quero Crer".
A página da internet "X-Files" convida os seus visitantes a analisar os temas X-Files - parapsicologia, OVNI's, voodoo, o oculto, DNA estranhos, vilões clonados e geneticamente controlados, cultos de aldeia, conspirações governamentais. Outras páginas só atraem fãs que queiram ter uma conversa de 'entretém' sobre estrelas.

Ninguém podia predizer a popularidade da série (ou será que podia?). Claro que existe o apelo do mistério e do sexo, mas as histórias são assustadoras, grosseiras até. Assim, porque é que a série é um sucesso tão grande? Parece haver por aí uma fome do sobrenatural. E não só entre os alienados, como os 3% da população dos Estados Unidos que acreditam terem sido raptados por extraterrestres.

Os estudos mostram que 90% dos ingleses acreditam nalgum aspecto do paranormal. 88% dos jovens britânicos já se envolveram numa ou mais práticas ocultistas, e 42% disseram ter ficado fascinados pelo s-o-b-r-e-n-a-t-u-r-a-l. Nos Estados Unidos, mais de 1/3 da população acredita que a astrologia tem uma base científica, e 40% dos adultos americanos crê que entraram em contacto com alguém que já morreu.

ENFEITIÇADO

Os media estão a trazer, gradualmente, o oculto para primeiro plano. Nos anos 60, séries televisivas como I Dream of Jeannie (Sonho com a Jeannie) e Bewitched (Enfeitiçado) abriram as portas, embora pareçam moderadas, atractivas e até românticas, quando comparadas com Os Ficheiros Secretos. O filme da Disney, O Rei Leão, embora dirigido às crianças, inclui uma parte em que o Simba contacta com o espírito do seu pai. E o filme Ghost - O Espírito do Amor, atraiu largas audiências e fez com que muitos quisessem acreditar no contacto com os espíritos. Uma porta-voz do cinema disse que havia pessoas que tinham perdido entes queridos, que voltavam a ver o filme duas e três vezes. Ele mostrava o espiritismo e o cristianismo como sendo totalmente compatíveis. O oculto está, ainda, a lançar-se novamente no mercado, mudando a sua imagem e o seu vocabulário. As bruxas e os bruxos foram reinventados para se tornarem pessoas normais, chamadas parapsicólogos, e nas revistas encontram-se muitos anúncios de parapsicólogos e videntes. As pessoas também compram revistas que trazem 'entrevistas' sobre encontros reais com o inexplicável.
Qual é o fascínio? Rachel Storm escreveu no jornal The Independent, "Muitos atribuem esse interesse crescente às necessidades espirituais desta época materialista e obcecada pelo poder; em vez de se virarem para uma religião com uma imagem fraca, aqueles que têm fome espiritual voltam-se para o oculto, que promete poder e emoção".

Mike Morris, da Aliança Evangélica, concorda: "Penso que temos um grande vácuo espiritual. A igreja perdeu, em grande parte, o seu papel de oferecer orientação espiritual. O materialismo tomou posse, e muitas pessoas sentem-se insatisfeitas. Por isso, na sua procura de respostas espirituais para as suas vidas e experiência espiritual, a igreja é vista como ultrapassada, antiquada e irrelevante.
Outras formas de experiência espiritual são investigadas e o oculto, com toda a excitação que lhe é peculiar, atrai as pessoas num interesse enorme pelo lado escuro."

E há, realmente, um lado escuro. Nalguns estados dos Estados Unidos, a polícia foi treinada para combater o crime do oculto. Eles notam que os amadores jovens começam normalmente com a parte mais branda do ocultismo, mas podem avançar para o sacrifício de animais e para o passo doentio seguinte - o assassínio.

Sean Sellers matou um vendedor, depois matou a tiro a sua mãe e o seu padrasto, enquanto dormiam. É a pessoa mais jovem sentenciada à morte em Oklahoma.
Ele explica: "Há uma atracção muito grande pelo poder, pelo satanismo, curiosidade e, mais importante ainda, por um lugar a que pertencer quando se não pertence a mais lado nenhum."

Na Inglaterra, Paul Bostock, de 19 anos, foi considerado culpado de duplo assassínio. Perto do corpo da sua primeira vítima deixou o círculo da magia negra. Em Tribunal falou sobre o seu fascínio pelo horror, pelo oculto e pela 'magia negra', e disse ainda que era 'adorador do diabo'.
Os amadores não deixam de ser afectados. Os psiquiatras descrevem depressões, alucinações e perda do controlo. Um especialista encontrava muitas vezes os seus doentes indiferentes, sentindo-se infelizes, ansiosos e desanimados sem saberem porquê. Por fim, conseguiu descobrir que os sintomas estavam ligados com o envolvimento com o oculto (espiritismo, tarot ou magia negra).
Outros amadores têm problemas com a morte e a auto-mutilação. Os casos extremos sofrem desvios da personalidade similares aos que são produzidos pela esquizofrenia.

A ACTIVIDADE DO OCULTO EMBORA FASCINANTE PARA MUITAS PESSOAS, TEM GRANDES RISCOS:

É  Dar  a  Satanás  uma  Porta  Aberta  para  Destruir  a  Nossa  Vida  e  as  Vidas  Daqueles  que  Nos  Rodeiam.
Afaste-se  Disso  e  Encontre  Paz  e  Aventura  nos  Caminhos  de  Deus.

O QUE É QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O OCULTO?

1 - Satanás Trabalha Para Nos Confundir e Destruir

A Bíblia avisa-nos sobre os enganos de Satanás. Em II Tessalonicenses 2 lemos: "o rebelde aparecerá com a força de Satanás e dará mostras de grande poder por meio de falsos milagres e prodígios. Utilizará todas as artimanhas do mal para enganar os que se perdem." (versículos 9 e 10).
Satanás quer destruir-ir-nos nesta Terra e para a eternidade. É interessante ver que quando a Bíblia fala de bruxaria, usa a palavra grega pharmakeia (donde vem a palavra farmacologia - o estudo das drogas), mostrando que as religiões pagãs misturavam as drogas e o oculto (ver Gálatas 5:20; Apocalipse 9:21; 21:8).

2 - Muitos dos Enganos de Satanás Envolvem os Mortos

Satanás tenta que as pessoas acreditem que quando alguém morre, o seu espírito continua vivo. Mas a Bíblia diz-nos: "É certo que os vivos sabem que hão-de morrer. Mas os mortos não sabem nada." (Eclesiastes 9:5).
Se os mortos não sabem anda, então ninguém os pode contactar. Por isso, com quem é que os médiuns contactam? A Bíblia diz que é com os espíritos maus. Avisa-nos contra espíritos de demónios fazendo milagres (Apocalipse 16:14) e contra Satanás a fazer milagres falsos, sinais e prodígios.
O especialista sobre o oculto, Kurt Koch, concorda que os únicos espíritos que aparecem nas sessões espíritas são os espíritos maus que querem enganar as pessoas ao fingirem ser os espíritos dos mortos.
Um astrólogo tornou-se cristão. Ele parou de praticar a sua arte quando leu o aviso bíblico: "Que ninguém ofereça o seu filho ou filha em sacrifício aos deuses, queimando-os no fogo; que ninguém pratique encantamentos, ou a adivinhação, ou a magia ou a superstição; que ninguém pratique feitiçarias, ou consulte os espíritos, ou procure visões ou consulte os mortos. Todos os que praticam essas coisas tornam-se abomináveis para o Senhor." (Deuteronómio 18:10-12).
Dê atenção a este texto: "Quando vos disserem: 'Consultem os espíritos dos mortos e os adivinhos que murmuram e segredam; não recorrerá um povo ao seu Deus? A favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos? À Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva." (Isaías 8:19, 20).

3 - Jesus é Mais Poderoso do que Satanás

Koch conta o caso de uma rapariga que foi convidada por uns amigos para ir a uma sessão espírita. Ao princípio ela gostou e continuou a ir, mas depois sofreu de uma depressão tão profunda que teve de ser internada num hospital psiquiátrico.
Ela deixou de ir a sessões espíritas, e o capelão ajudou-a a confiar que Jesus tinha poder sobre os espíritos do mal. Desde essa altura, ela recuperou totalmente.
Muitos outros relatórios (tanto de cristãos como de não cristãos) dizem que as pessoas possuídas por espíritos maus encontram alívio e cura depois de uma oração usando o nome de Jesus.
Jesus passou muito tempo a curar pessoas possessas e a falar sobre a maneira de evitar esse mal. Ensinou que os contactos (mesmo ocasionais) com o oculto devem ser substituídos, na mente das pessoas, pelo Espírito Santo (ver Lucas 11:20).



QUAL É O PERIGO?

(ATENÇÃO  A  ESTAS  FORMAS  'INOCENTES'
 DAS  PESSOAS  SE  ENVOLVEREM  COM  O  OCULTO)




ASTROLOGIA - Esta actividade popular é o primeiro passo dado no sentido de entregar o poder de decisão.

CARTAS DE TAROT - É suposto que as cartas sejam guiadas por um espírito - outra frente de espiritismo!

TÁBUAS OUIJA (muitas vezes mostradas nos anúncios do X-Files). O espírito do copo escreve mensagens dos espíritos, muitas vezes com resultados perigosos.

CANAIS, MÉDIUNS, VIDENTES, LEITURA DA MÃO.

DROGAS - Elas são muitas vezes associadas ao contacto com os espíritos. Os animistas, ocultistas e pagãos usam drogas que expandem a mente nos seus rituais. Os shamans usam alucinogénios a que chamam 'botânicos' para os ajudar a entrar no mundo dos espíritos.

MÚSICA - Pearl Jam tem uma tábua Ouija desenhada num dos seus CD's. Muitas bandas tecno incitam à droga, ao estado hipnótico, à prática do ocultismo. Algumas bandas de Heavy Metal são satanistas!

("Torne-se colaborador do mais acessado site de rock do Brasil! Quer ficar famoso no meio rock e heavy metal sem ter que fazer um pacto com o demónio?" - frase encontrada ocasionalmente num site - E. E.)

IDEIAS NEW AGE (NOVA ERA) - Algumas das práticas perigosas incluem meditação transcendental, levitação, telepatia e cura espiritual.

JOGOS COM PERSONAGEM - Há jogos de computador que podem ser verdadeiros manuais de bruxaria ou satanismo, especialmente nos níveis mais elevados. Um relatório de um Tribunal Criminal dos Estados Unidos diz que eles incitam o jogador a fantasiar sobre demoniologia, bruxaria, voodoo, assassinatos, violações, blasfémias, suicídios, loucura, sexo pervertido, prostituição, adoração de Satanás, canibalismo, sadismo, profanação, e muitas outras coisas.

VÍDEOS E TV - Quando o pequeno James Bulger, de 2 anos de idade, foi raptado, torturado, pintado com tinta azul e deixado na linha de caminho de ferro, o mundo ficou aturdido com o facto dos assassinos serem dois rapazes de 7 e 10 anos de idade. Depois o pai de um dos rapazes admitiu que os deixava ver filmes de terror na televisão, incluindo o filme Child Play 3, um vídeo com um rapto parecido.
O juiz disse: "Não me compete julgar a educação que eles tiveram, mas suspeito que os filmes violentos podem, em parte, explicar alguma coisa."

Os filmes e as séries de TV têm um impacto poderoso sobre aqueles que os vêem e abrem a porta ao trabalho de Satanás. Mesmo os X-Files podem ser um motor de arranque para o interesse de algumas pessoas pelo oculto.

ESCOLA - Muitas pessoas que foram atraídas dizem que o seu interesse começou quando tiveram de fazer uma investigação para um trabalho escolar sobre o oculto.

Grenville Kent, Teólogo, Pastor e Produtor Cinematográfico em Sydney, Austrália, 1998

(O artigo já não é recente mas o passar do tempo só reforçou a sua razão de ser - E. E.)

DE JOELHOS
De joelhos estou, mais uma vez de joelhos, Senhor,
Neste Teu santuário de paz, venho aqui Te pedir, mais uma vez
Me ajuda, Senhor, me ajuda a vencer todo mal,
Esse mal que me afasta de Ti e que me faz passar tantas noites sem dormir,
Me devolve o sono, Senhor, me concede a paz, Tua paz,
Me concede a paz.

Quantas vezes eu quis ouvir Tua voz, mas não pude, Senhor,
Eu estava ocupado demais, quantas vezes lembrei do Teu amor e chorei, Senhor,
Pois nas garras do mal eu senti, quão distante eu estava de Ti,
Quanto eu precisava sentir o Teu calor, sei que podes curar-me, Senhor,
Me concede a paz, Tua paz,
Me concede a paz.


Rafaela Pinheiro - Relaxante Cântico em Links 5M