
Pessoas que sentem que ninguém se interessa por elas.
Pessoas que sentem que não há ninguém a quem se possam dirigir em busca de ajuda para enfrentar os seus problemas.
Pessoas que sentem que não têm nenhum amigo.
E assim é que muitos põem fim à vida. Ou afogam a sua solidão no álcool e nas drogas. Ou levam uma vida medíocre lamentando-se miseravelmente, quando poderiam viver de forma vibrante irradiando gozo e valor.
Poderiam enfrentar cada novo dia com certeza e confiança. Poderiam caminhar com a cabeça erguida e o rosto resplandecente, de mãos dadas com o Melhor Amigo que já existiu, se tão somente conhecessem a Jesus Cristo como Ele quer que O conheçamos.
Algumas pessoas pensam que Jesus é como que um juiz que está esperando para condenar-nos ao sofrimento eterno quando chegar o distante, mais aterrorizador, dia do juízo.
Outras pensam que Ele criou o mundo, estabeleceu as leis que regem o seu funcionamento, e afastou-Se da humanidade, abandonando-a à própria sorte.
Ainda outras pensam que Ele foi um mito, um herói legendário que na realidade nunca existiu.
Outras nem sequer pensam n´Ele. Seguem a sua rotina diária, dia após dia absortos pelo trabalho, a casa, os problemas com os vizinhos, o carro novo que esperam comprar, e nunca dedicam um instante ao solene pensamento sobre o seu destino eterno e ao seu melhor Amigo.
É exactamente isto que Jesus Cristo deseja ser para cada um de nós: O Nosso Melhor Amigo.
Para ser o nosso melhor amigo Ele veio a Belém há cerca de 2 000 anos.
O Seu nascimento foi uma notável demonstração de solidariedade para com a raça humana.
Além disso, Ele era o Rei do Universo, o Criador do vasto e ilimitado espaço e dos incontáveis corpos celestes espalhados pela sua incomensurável extensão.
Era amado e adorado por uma incontável quantidade de anjos - «milhares de milhares e milhões de milhões» - que se deleitavam em render-Lhe louvores dia e noite.
O nosso pequeno mundo era habitado por pessoas egoístas, rebeldes, cheias de inveja e de orgulho, e Jesus, o Rei do Universo, o Filho de Deus, queria que O amássemos. Ansiava por ser o nosso Amigo. Desejava identificar-Se connosco para nos ajudar.
Isto é algo tão extraordinário que muitos certamente nem acreditam. A manjedoura de Belém e o «menino envolto em panos» assim o provam.
Prezado Leitor, Jesus deseja ser seu amigo, não importa o que você seja, o que faça, onde viva, ou qual a cor da sua pele.
Durante toda a Sua vida terrena, Jesus foi um Amigo leal para todos aqueles que O aceitaram.
Foi um amigo para o rico e influente Nicodemos. Passou com ele longas horas respondendo às suas perguntas (S. João 3:1-16).
Foi um amigo para os endemoninhados de Gadara, a quem os vizinhos tinham acorrentado junto aos sepulcros (S. Mateus 8:3 a 9:1; S. Marcos 5:1-20).
Foi um amigo para a mulher surpreendida em adultério, cujos acusadores queriam apedrejar (S. João 8:2-11).
Falou em defesa de Maria Madalena, a prostituta, quando os próprios discípulos a censuravam (S. João 12:2-8).
Compreendeu as cargas que os pais levam e recebeu carinhosamente os seus filhos, esquecendo-Se do próprio cansaço (S. Marcos 10:13-16).
Amou os estrangeiros. Dedicou uma hora em pleno meio-dia aconselhando uma samaritana divorciada, dando-lhe uma nova perspectiva da vida (S. João 4:4-42).
Caminhou mais de 150 quilómetros até à remota região marítima de Tiro e Sidom, a fim de aliviar a angústia de uma mãe pagã ansiosa pela saúde da filha (S. Mateus 15:21-28).
Foi à casa do arrecador de impostos que usara o cargo para extorquir os seus compatriotas. Enquanto comiam, Jesus mostrou a Zaqueu como devolver os fundos que tinha juntado ilegalmente e de que modo poderia novamente ter paz de coração ( S. João 19:1-10).
Que extraordinário Amigo foi Jesus! Que Amigo maravilhoso continua a ser ainda hoje!
Ele disse na Sua Palavra: «Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele Comigo». (Apocalipse 3:20).
Cear com Jesus! Esta noite! Junto d`Ele a solidão e o desânimo desaparecerão.
«Jesus é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente» (Hebreus 13:8). Eternamente!
Ele logo voltará à Terra para viver entre «os homens». «Ele estará com eles, e será o seu Deus e eles serão o Seu povo». (Apocalipse 21:3).
Glorioso, maravilhoso Jesus! Verdadeiramente o Melhor Amigo que podemos ter como seres humanos!
PORQUE NÃO FAZER D`ELE O NOSSO AMIGO PESSOAL, AGORA, HOJE E SEMPRE?» L. M.