quarta-feira, 24 de setembro de 2014

CÉREBRO, CORAÇÃO, OSSOS, ...

A Saúde de Todo o Organismo Depende do Estilo de Vida



HOMEM COM VIDA

Há tanto tempo que o procuravam que muitas pessoas tinham já desistido de o encontrar. Tinham procurado em todos os lugares sem sucesso. Então, em 1911, em Sussex, na Inglaterra, os Antropólogos encontraram finalmente as ossadas. Eles estavam convencidos que aquilo era exactamente o que andavam à procura - o elo que faltava para fazer a ligação do homem com o macaco. Chamaram-lhe o homem de Piltdown.
Que decepção! No ano de 1950 a verdade veio ao de cima! O homem de Piltdown era um elaborado embuste criado por brincalhões. Tinha o crânio de um ser humano, os maxilares de um macaco e algumas partes das presas de elefantes do norte de África. Afinal, não se tratava do tal elo de ligação!
Um livro recente de antropologia refere-se ao homem como sendo o "macaco nu". Embora possa haver algumas semelhanças com os macacos, o homem não é um macaco. Ele nunca foi um macaco. O Homo Sapiens é uma única espécie de um só género. O homem foi formado como um acto da Criação, o coroar da Criação de Deus. Ele é a epítome da obra das mãos de Deus. O mesmo cérebro que em tempos idos dominou o fogo e aprendeu a utilizar os instrumentos e armas, hoje maneja as equações da fusão nuclear, os cálculos astronómicos e a tecnologia dos computadores. O homem compreende e ama a música, a literatura e a ciência. Ele tem em alta estima a sua religião e cultura, o governo, a sociedade e o lar.
Deus fez o homem à Sua própria imagem, e prometeu-lhe o domínio sobre o mar e a terra. O homem tem reclamado esse domínio, e produzido uma civilização tão maravilhosa quanto complexa. A Criação e a Evolução são incompatíveis. Deus criou a raça humana perfeita. A Bíblia diz:

          "E viu Deus tudo quanto tinha feito e eis que era muito bom." Génesis 1:31

O corpo humano é a mais complexa peça de maquinaria do mundo. Podemos compreender a exclamação do Salmista quando disse:

          "Eu Te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as Tuas obras; e a minha alma o sabe muito bem." Salmos 139:14

De todos os seres vivos, somente a humanidade conseguiu, através do poder do pensamento, alcançar a escrita, a literatura, a ciência e a profunda busca da alma. Somente o homem possui os poderes da reflexão e da introspecção. Vivemos num Universo tão vasto que os seus limites são desconhecidos. Debaixo de biliões de estrelas e planetas, unicamente o homem estuda astronomia.
Os animais vivem no mesmo mundo físico que nós. Respiram o mesmo ar, bebem a mesma água, comem alimentos similares, estão sujeitos à mesma lei da gravidade, temperatura, atmosfera e radiação solar. Mas, num mundo de mais de cem elementos, somente o homem estuda a química. E num mundo de cor e beleza, só o homem é artístico. Num imenso mundo cheio de mistérios complicados, somente o homem é o inventor. Num mundo de sons e barulhos, o homem é o único na sua maneira de comunicar. Num mundo de números e cálculos, somente o homem é o matemático. Num mundo manchado pelo pecado, somente o homem é religioso.

O cérebro do homem coloca-o à parte dos outros animais. Ocupando a totalidade do topo da cabeça humana encontra-se aquela massa gelatinosa e enrugada com o peso aproximado de 1,5 kg. Ele representa um sistema de arquivo para milhões de bits de informação. É um centro de linguagem que classifica e arranja muitos milhares de palavras numa quase infinita variedade de combinações. É um constante monitor de um fluxo de impressões sensoriais vindas do mundo exterior. É um gerador de emoções e impulsos humanos. Ele é o operador de funções vitais como a respiração, o ritmo cardíaco e o movimento muscular.
Milhões de correntes eléctricas, tão ínfimas que a soma de todas elas não poderia iluminar uma vulgar lâmpada, estão num lampejo indo e vindo realizando milagres constantes. Embora falemos da perícia das talentosas mãos do cirurgião, sabemos que o talento está no cérebro. Podemos falar do soldado como tendo um coração corajoso, mas essa bravura está no cérebro. Podemos falar de uma pessoa como possuindo uma mente intelectual, mas nesse caso sabemos que esse conhecimento está no cérebro.
Por vezes, as pessoas criticam a Bíblia por sugerir que o coração do homem necessita de mudança, e por referir o coração como a sede das emoções. A Bíblia utiliza a mesma linguagem de emoções que nós utilizamos hoje. Nunca se ouviu falar de um apaixonado enviar à sua querida uma fotografia do seu cérebro no dia de S. Valentim. Nem ele alguma vez lhe diria: "Amo-te de todo o meu cérebro."

Por vezes interrogamo-nos se os bens fabricados que compramos, poderiam ser feitos de modo a durarem mais. Parece que chegámos a uma situação em que as coisas são projectadas para se avariarem depois de um certo número de horas de operação, de maneira a que tenhamos que adquirir novos artigos.

Este não foi o modo como Deus projectou a humanidade. O nosso corpo foi idealizado para viver eternamente. Seis mil anos passaram desde que Deus criou a raça humana, e durante este tempo o homem tem feito tudo o que está ao seu alcance para destruir o fantástico corpo que Deus criou. Ele tem maltratado o seu corpo com uma dieta deficiente, drogas tóxicas, maus hábitos, falta de exercício e de repouso. Mas, mesmo depois de seis mil anos de pecado, o homem é ainda a mais maravilhosa peça de engenharia que alguma vez foi concebida. Nenhum equipamento electrónico, nenhuma máquina, foguetão ou satélite podem ser comparados com o corpo humano. Ele é mais sofisticado e complicado do que qualquer um dos animais.
Automóveis, computadores e robots são por vezes romanticamente considerados como tendo vida. Mas eles não se reparam a si próprios, ou crescem ou reproduzem. O carro mais caro do mundo não se restaura das arranhadelas como o corpo humano.

Está Deus interessado na nossa saúde física? Importa-se Ele se nós temos cuidado do corpo que Ele criou para nós? Ele prometeu que se nós Lhe obedecermos, Ele nos guardará. Alguns pensam que cuidar do seu corpo não tem nada a ver com a religião. Deus disse ao Seu povo nos tempos do Velho Testamento:

          "E disse: se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e obrares o que é recto diante dos Seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos Seus mandamentos e guardares todos os Seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egipto; porque Eu sou o Senhor que te sara." Êxodo 15:26

(clique nas imagens para ler melhor)

A Nossa Alimentação Tem Muito A Ver Com A Nossa Religião! Deus Diz:

          "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." I Coríntios 10:31

O sexto mandamento diz: "Não matarás." A maioria das pessoas concorda que isto inclui o suicídio. Mas a maioria dos cristãos tem a ideia errada que só se trata de suicídio quando ele acontece subitamente. Se ele for acontecendo aos poucos e poucos, parece não ter importância.
Notemos o que Paulo disse à igreja de Coríntios:

          "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?" 1 Coríntios 6:19

No 3º capítulo do mesmo livro, ele pronuncia a mesma verdade numa linguagem ainda mais forte:

          "Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo." I Coríntios 3:16-17

A saúde, tal como o tempo, é um assunto sobre o qual muitas pessoas falam mas que pouco fazem. Contudo deve ser considerada muito importante. O governo dos Estados Unidos gasta cerca de 100 biliões de dólares por ano, tentando restaurá-la e mantê-la. A saúde é aquilo que as pessoas mais desejam no mundo. É um assunto de extrema prioridade. A nossa saúde é importante para Deus também. O Criador que nos fez deve saber o que é melhor para nós. Ele dá-nos algumas regras na Bíblia para cuidarmos do nosso corpo.
Quando Deus criou um mundo maravilhoso e perfeito, e colocou os primeiros pais nele, Ele especificou o tipo de alimentação que tinha ordenado para a família humana.

          "E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dá semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto de árvore que dá semente, ser-vos-á para mantimento." Génesis 1:29

Esta é a alimentação perfeita para a manutenção da saúde. A alimentação original dada por Deus era uma alimentação vegetariana. O Deus que tinha criado o corpo sabia quais os elementos necessários para mantê-lo forte. Quem questionaria o Criador acerca da Sua sabedoria sobre o corpo que Ele criara?

Henry Ford, projectou os primeiros automóveis e ninguém sabia melhor do que ele como cuidar deles. Quando adquirimos um novo automóvel, encontramos um manual do fabricante no porta-luvas. O fabricante recomenda um certo tipo de combustível. Podemos argumentar: "O carro é meu, comprei-o e paguei-o, por isso posso usar o tipo de combustível que eu quiser." Testemunhei um engano numa bomba de gasolina. O empregado da bomba colocou gasolina normal no depósito de um Volkswagen Diesel. Os resultados foram desastrosos.

Quando Deus afirmou que os frutos, as nozes e os grãos eram a melhor alimentação para as Suas criaturas, Ele sabia o que estava a dizer. Mais tarde, foram adicionados os vegetais, depois da entrada do pecado, e os quatro grandes pilares-base de uma alimentação perfeita foram fixados.

(clique nas imagens para ler melhor)

E o que dizer dos alimentos cárneos? Eles não foram incluídos na alimentação original da humanidade. Como não havia morte nos planos de Deus, não poderia haver carne de animais na alimentação do homem. Somente depois do Dilúvio é que Deus permitiu o uso de certos animais limpos como alimento. Um estudo do livro de Génesis revela uma mudança na duração da vida humana depois do homem começar a comer carne de animais. Antes do Dilúvio, as pessoas viviam tanto como 900 anos.
Estudos recentes demonstram que o corpo humano vive melhor com uma alimentação vegetariana do que com uma alimentação que inclua carne, e que os vegetarianos vivem mais do que os não-vegetarianos.

*** Muitos cristãos acreditam que as regras de saúde dadas no Antigo Testamento foram abolidas por Cristo. No Antigo Testamento, encontramos 4 categorias básicas de leis. A lei Moral - os Dez Mandamentos, foi escrita em pedra, e pelo próprio Deus, para demonstrar que é eterna. As leis Cerimoniais, relacionadas com o santuário do Antigo Testamento e o seu sistema de sacrifícios, eram uma 'sombra das coisas que haviam de vir", apontando para Cristo. As leis Civis que faziam parte do funcionamento daquele povo. E o que dizer das leis de Saúde?
"Elas eram para os judeus", alguém me disse recentemente. "Que tipo de corpo é que um judeu tem?" perguntei. Tenho feito muitas viagens a Israel, e tenho muitos amigos judeus. Tenho reparado que eles têm o mesmo tipo de corpo que todas as pessoas. As mesmas coisas que seriam venenosas para eles sê-lo-iam também para mim. Os mesmos alimentos que são prejudiciais a eles são prejudiciais para todos.
Deus especificou certos animais que não eram próprios para comer. Ele dá-nos uma lista no capítulo 11 de Levítico. Entre as três categorias de animais utilizados para alimento, animais, peixes e aves, é-nos dito quais podem ser utilizados e é-nos feito o aviso acerca do perigo daqueles que são apelidados de impuros.

"Tudo o que tem unhas fendidas, e a fenda das unhas divide em duas, e remói, entre os animais, aquilo comereis. Destes, porém, não comereis, dos que remoem ou dos que têm unhas fendidas: o camelo, que remói mas não tem unhas fendidas, este vos será imundo. E o coelho, porque remói, mas não tem as unhas fendidas, este vos será imundo. E a lebre porque remói mas não tem as unhas fendidas, esta vos será imunda; também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas divide em duas, mas não remói, este vos será imundo. Da sua carne não comereis, nem tocareis no seu cadáver; estes vos serão imundos.
"Isto comereis de tudo o que há nas águas: tudo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, aquilo comereis. Mas tudo o que não tem barbatanas nem escamas, nos mares e nos rios, todo o réptil das águas, e toda a alma vivente que há nas aguas, estes serão para vós abominação." Levítico 11:3-10

Nos tempos bíblicos, o povo de Deus refreava-se de comer carnes impuras com base nos mandamentos de Deus. Eles não comiam porque Deus assim tinha dito. Vivendo no séc. XX (XXI) como nós vivemos, temos uma razão adicional. Não somente temos a Palavra de Deus a dizer-nos que certos alimentos são impuros, como também evidências científicas que a confirmam. Eis aqui uma declaração interessante que tenho já há bastante tempo. Encontrei-a no Filadélfia Daily News, em 1957.

"Porcos são porcos e o Presidente da Câmara Dilworth está interessado porque eles comem 150.000 toneladas de lixo por ano. É por isso que a legislação está a pedir que mantenhamos o preço do porco alto. Desse modo, podemos estar seguros que a cidade não terá problemas em se ver livre do seu lixo."

Existe uma verdadeira recolha humana de lixo. Os porcos comem o lixo e as pessoas comem os porcos.

Quando Deus disse a Moisés que o porco é um porco ("porcaria..." E.E.), Moisés não tinha conhecimento de toda a evidência científica que nós temos hoje à nossa disposição. O Dr. O. S. Parrot fez um estudo extensivo do porco. Aqui estão as suas palavras:

"A infecção de triquina nos Estados Unidos encontra-se em 25% de todos os adultos. Dois médicos, MacNaught e Anderson, fizeram uma autópsia retirando os músculos do diafragma de 100 corpos e eles encontraram 23 desses corpos infectados com triquina viva. Depois examinaram outros 100 corpos e encontraram 25 casos positivos de triquina. E nenhuma destas duzentas pessoas alguma vez se queixou ou sabiam que estavam doentes."

As salsichas dos melhores mercados nos Estados Unidos foram submetidas a um teste e foi descoberto que em cada 5 salsichas, uma tinha triquina viva.
Numa pequena cidade do Colorado, o Governo confiscou salsichas com triquina viva de um certo mercado depois de uma família inteira ficar bastante doente. Uma jovem, de 18 anos, ficou tão doente que teve de ser levada para o hospital por causa de uma grande quantidade de triquina no diafragma. Teve de ser colocada numa câmara para se manter viva. No princípio, a família pensou estar a sofrer de gripe ou de algumas dores musculares devido a constipações. Mas ao retirarem um pedaço do músculo do ombro da jovem descobriram estar cheia de triquina viva.

Há uns anos, a revista Selecções do Reader's Digest publicou um artigo intitulado, "Deve o Nosso Porco Permanecer InSeguro?" Aqui estão algumas das declarações desse artigo:

"Uma simples dose de porco infectado - mesmo uma simples garfada, pode matar e incapacitar ou condenar a vítima a uma vida de sofrimento e de dores. Para esta doença, a triquinose, não existe cura. Sem medicamentos, os vermes podem espalhar-se através dos tecidos musculares de todo o sistema humano.

"Os médicos têm confundido a triquinose com cerca de 50 doenças que vão desde a febre tifóide ao alcoolismo agudo. Aquela dor no seu braço ou perna pode ser artrite ou reumatismo, mas também pode ser triquinose; aquela dor nas suas costas pode significar um envolvimento da vesícula biliar, mas também pode significar triquinose." Reader's Digest, Março de 1950

Quando Deus proibiu certos alimentos do mar, Ele tinha razões para fazê-lo. A ciência médica moderna descobriu algumas das razões. Na revista Prevenção de 1972, vemos a Bíblia vindicada pelo estudo científico.

"Porque são os mariscos tão perigosos? Porque eles estão muitas vezes mais poluídos que as águas sujas onde habitam. Infelizmente, eles escolhem viver, amar e multiplicar-se em estuários ao longo das regiões costeiras. Estes estuários estão particularmente sujeitos a descarga de esgotos, aos afluentes de esgotos e outros poluidores da água. O aspecto poluído do habitat é um perigo. O facto de que os bivalves são filtros alimentadores, aumenta o perigo. Nas ostras, por exemplo, por causa da sua maneira de obter e absorver comida, descobriu-se terem concentrado o vírus da pólio 20 a 60 vezes mais do que o nível das águas à sua volta. Nenhuma outra comida animal oferecida no menu do seu restaurante favorito ser-lhe-ia servido juntamente com as suas fezes. No entanto, é este o caso dos mariscos. Eles são servidos totalmente, completos com o seu trato intestinal."



"Uma das carnes mais suculentas e saborosas é a carne de porco. Milhões de pessoas a consomem todos os dias.
Mas você sabia que mais de 1 bilhão de pessoas ao redor do mundo não comem esse tipo de carne?
Por que razão judeus, muçulmanos e adventistas não comem esse tipo de alimento? Assista esse vídeo e descubra!"
Está Escrito Adoração

*** Numa emissão religiosa recente, ouvi um pregador declarar que Deus tinha purificado os animais impuros, e especialmente o porco, como foi revelado a Pedro no capítulo 10 do livro de Actos. Se Deus purificou o porco, Ele não fez um trabalho muito bom, porque ele continua ainda a ser um porco. Apenas tirando, única e completamente Actos 10 do seu contexto, podemos chegar à conclusão que a mensagem de Deus para Pedro tenha alguma coisa a ver com a alimentação.
Pedro teve um sonho no qual um recipiente que parecia um lençol atado aos quatro cantos da Terra, descia do Céu, cheio de animais, aves e répteis. Uma voz disse: "Levanta-te Pedro, mata e come." Actos 10:13

Pedro recusou porque os animais eram impuros. Por três vezes se repetiu a cena.
Enquanto Pedro estava a questionar o que significava a visão, dois homens bateram à porta. Tinham sido enviados de Cesareia por um homem chamado Cornélio. Como Cornélio era um gentio, Pedro teria evitado qualquer comunicação com ele, mas a visão que recebera era uma lição objectiva para convencê-lo de que ele devia partilhar a mensagem do evangelho com Cornélio.
Compreendeu Pedro que a visão tinha alguma coisa a ver com a alimentação? Falando mais tarde acerca da visão, disse:

          "E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um varão judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo." Actos 10:28

Deus não lhe mostrou que ele não deveria chamar a nenhum porco comum ou impuro. A visão não foi dada para corrigir a sua alimentação. Ela foi para lhe mostrar que Deus não faz acepção de pessoas. Tivesse a visão sido dada para lhe mostrar que Deus tinha purificado o porco, ele teria então dito: "Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de porcos." Esta não foi a compreensão que Pedro teve da lição que Deus lhe ensinou.

          "E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas." Actos 10:34

Crendo que a Bíblia é toda inspirada, custa, mas temos de dizer que quando, no tempo do fim do mundo, os ímpios forem destruídos, aqueles que insistem em comer porcos e ratos, são incluídos na lista dos pecadores destruídos pelo fogo do inferno.

          "Essas pessoas que adoram falsos deuses escondidas em jardins, e além disso comem carne de porco e de rato, e outras comidas proibidas - serão completamente destruídas, promete o Senhor." Isaías 66:17, A Bíblia Viva


Quando Deus fala acerca de tomarmos cuidado com o nosso corpo, baseia os Seus ensinos em princípios latos. É claro que a Bíblia não menciona nada sobre fumar cigarros ou charutos. Nós conhecemos os perigos do fumo, e não existe nenhuma dúvida que ele destrói o "templo" que Deus nos deu. Fumar é uma forma lenta de suicídio.
Somos advertidos na Palavra de Deus acerca do perigo das bebidas alcoólicas.
Deus diz:

          "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio" Provérbios 20:1

A evidência científica tem confirmado os avisos da Bíblia acerca das bebidas fortes. O álcool é um veneno. Cada trago de qualquer bebida alcoólica destrói preciosas células cerebrais. Uma vez destruídas, elas nunca mais podem ser repostas. No meu caso, como não tenho mais células cerebrais do que aquelas que preciso, recuso-me a destruir as que tenho. Algumas pessoas ficam surpreendidas quando lhes digo que nunca provei uma gota de qualquer bebida alcoólica. Nem tenho nenhuma intenção de vir a provar. Conheço demasiadas vidas e lares destroçados por causa do álcool. Através dos anos, tenho-me tornado um aceso inimigo do uso de bebidas alcoólicas. Por vezes, os meus amigos sentem pena de mim quando, por altura do Natal ou do Ano Novo, não me junto a eles para tomar alguma bebida espirituosa. Só que, na manhã seguinte, sou eu que sinto pena deles ao vê-los num estado miserável, a curarem-se das ressacas.

Deus não força ninguém a fazer o que está certo. Se, depois de ter lido na Sua Palavra e de ter visto a evidência científica, insistir em beber veneno alcoólico, Ele não irá enviar um anjo para lhe arrancar o copo da mão. Se, apesar de todos os avisos que a moderna pesquisa médica tem feito, insistir em fumar, Deus não irá enviar um anjo para fazer explodir o seu cigarro. Se, apesar do conhecimento dos perigos de uma alimentação excessiva, continuar a insistir em comer mais do que o seu organismo precisa, Deus não irá enviar um anjo para afastar a sua cadeira da mesa.
É importante que nos lembremos que Cristo não veio para restringir as nossas liberdades, como alguns supõem, mas antes para nos apresentar uma vida mais rica n'Ele. Ele diz-nos:

          "Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância."
João 10:10


O que a Bíblia advoga é uma vida abundante. A pessoa completa, numa totalidade de corpo, mente e espírito, é o que Ele nos oferece. Deveremos nós apontar para menos?

Porque é que Deus quer que tomemos cuidado connosco? Pela mesma razão que nós pedimos a uma pessoa amada que tome cuidado de si própria. É por a amarmos. Deus ama-nos tanto que Ele quer que sejamos saudáveis e felizes. Ele diz:

          "Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde assim como bem vai a tua alma." III João 2

Quanto nos ama Deus? A única medida que temos é a Cruz do Calvário. Uma das maiores necessidades do coração humano é sentir-se amado e necessário.
Preencher a necessidade daquele a quem amamos e saber que essa pessoa preenche a nossa necessidade, é a base da verdadeira comunhão. Um marido e uma mulher que têm este tipo de experiência juntos, são verdadeiramente felizes. Quando os filhos e os pais partilham esta experiência, o conflito de gerações desaparece. Deus ama-nos e anseia ensinar-nos, não somente o que significa para nós mas também o que nós significamos para Ele. Ele não restringe a nossa alimentação para nos privar do prazer! Ele diz: "Amo-te, por isso toma cuidado contigo."

Li acerca de um pai que pagou um resgate de 158.000 contos pelo retorno do seu filho de treze anos que tinha sido raptado. Valia o filho esta soma? Qual é o valor de uma alma humana? Teria o pai aceite um substituto do seu filho? De modo algum, mesmo que o substituto fosse mais forte, mais saudável, mais bonito. Mesmo que o substituto fosse oferecido por um preço muito baixo, ainda assim, ele não consideraria isso uma pechincha.
Quão ansiosamente aguardamos o dia em que Cristo virá para nos levar ao lar! Quando alcançarmos o paraíso celestial, as ruas de ouro não serão manchadas pelas beatas dos cigarros. Não seremos incomodados com os sons e cheiros dos matadouros na cidade santa de Deus. Não haverá bêbados a jazer nos passeios da Nova Jerusalém.
Jesus demonstrou o Seu amor por si no Calvário! O seu valor para Deus não pode ser calculado. Então, para que possa mostrar a sua gratidão e amor por Ele, cuide do espantoso corpo que Ele lhe deu!

Henry Feyerabend (1931 - 2006) foi um canadense adventista do sétimo dia, evangelista, cantor e autor, que é muito conhecido no Canadá pelo seu trabalho no Programa Está Escrito, e no Brasil como cantor do Grupo Arautos do Rei. Texto extraído do seu livro Tantas Religiões! Porquê?




Lembremo-nos que: "A carne nunca foi o melhor alimento; o seu uso agora é, todavia, duplamente objectável, visto as moléstias nos animais estarem crescendo com tanta rapidez."
"Os efeitos do regime cárneo podem não ser imediatamente experimentados; isto, porém, não é nenhuma prova de que não seja nocivo. A poucas pessoas se pode fazer ver que é a carne que ingerem o que lhes tem envenenado o sangue e ocasionado os sofrimentos. Muitos morrem de moléstias inteiramente devidas ao uso da carne, ao passo que a verdadeira causa não é suspeitada nem por eles nem pelos outros."
Ellen White, A Ciência do Bom Viver, págs 313, 315.

Pode ler algo com muito interesse sobre a vida desta impressionante Mulher que muito, e há muito tempo, aprecio, em: http://centrowhite.org.br/

- Copiei estas palavras escritas num papel, cada vez mais estragado, colado numa parede de um local perto de uma estação de correios, onde passava muita gente, a 18 de março de 1999: "Amigos e Camaradas, eu agora vou falar. O Cozido à Portuguesa do restaurante X vai aumentar. O matadouro clandestino nº 1 já está para fechar. Porque a última porca foi morta no dia 22.1.99 à marretada, ao uso do costume, porque o veterinário já morreu faz 2 anos. Agora a governanta do restaurante X que fazia os guisados com carne das ovelhas que morriam debaixo do comboio, também já se despediu porque conhecia melhor a casa que a esposa do patrão. Mais informo que já lá vão 22 porcos sem inspecção." Isto esteve afixado para quem quisesse ler... durante muito tempo. O nome do restaurante, e bem conhecido naquela zona, estava lá escrito onde coloquei o X. (E. E.) -

Momento de Humor para Descontrair... Porque Ninguém é Perfeito...
E Por Isso Precisamos Tannnto de Deus!...

MAS PODEMOS MUDAR... Com Motivação, Fé e...


ESPERANÇA

Afoguei-me na dor de quem tudo perdeu.
Perdi a luz, perdi a paz, perdi o amor.
Fez-se deserto o meu jardim em flor.
Afoguei-me na dor de apenas ver relâmpagos no céu.

Afoguei-me na bruma da dúvida envolvente.
Só vi nas coisas aparência e espuma.
Procurei uma barca e não achei nenhuma.
Afoguei-me na bruma alucinadamente.

Afoguei-me no rio!
Afoguei-me no rio, numa tarde de verão.
Foi-se ao fundo do rio o meu navio.
Parou-me o coração de angústia e frio.
Ninguém me deu a mão em salvamento.

Só Tu, Senhor, me podes libertar do rio em que tombei!
E, curando-me os pulsos a sangrar,
Me podes restituir e restaurar
A vida que sem Ti, desbaratei.


Moreira das Neves